Duarte comenta ‘confisco’ de créditos não usados por passageiros

Uma matéria publicada no último sábado pelo blog do Isaías Rocha sobre a decisão judicial contra o ‘confisco’ de créditos nos cartões de ônibus em São Luís motivou o deputado federal, Duarte Júnior (PSB), a gravar um vídeo comentando o assunto.

No material informativo, que circulou em grupos de aplicativos de troca de mensagens, Duarte usou uma gravação em que o prefeito Eduardo Braide (PSD) aparece, por exemplo, prometendo a revogação da retenção do saldo expirado.

Na gravação, Duarte menciona a sentença judicial que julgou procedente a ação ajuizada pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), contra o Município de São Luís e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) devido à retenção de créditos para utilização no sistema de transporte coletivo da capital.

“O que você faria se descobrisse que alguém está mentindo pra você?”, questiona Duarte, que em seguida usa trecho de um vídeo publicado em dezembro de 2020, em que Braide aparece prometendo aos usuários de transporte que o cartão de passagem não iria mais zerar ao final do ano, assim que assumisse a prefeitura em 2021.

“E o seu cartão de passagem, não vai mais zerar no final do ano. Porque se você comprou o credito, ele é seu. É assim, com propostas reais e falando a verdade que você já sabe como sua vida vai melhorar a partir do ano que vem comigo na prefeitura”, prometeu Braide.

Após a mensagem do chefe do Executivo ludovicense, o deputado federal surge lembrando que além de não cumprir com a promessa, Braide aumentou o valor na passagem de ônibus e ainda recorreu da decisão judicial que declarou a ilegalidade da prática de confiscar os créditos expirados nos cartões de transporte dos consumidores.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.