Ganhou grande repercussão nos últimos dias em Alagoas, a situação pós-eleições do município de Anadia, no Agreste alagoano. Embora 11 vereadores tenham sido eleitos no dia 6 de outubro, a Câmara Municipal conta apenas com 9 vagas, deixando duas parlamentares de fora. Saiba mais aqui, aqui e aqui.

Por conta disso, agora existe a possibilidade de reprocessamento da totalização dos votos e, consequentemente, modificação do resultado para apenas nove eleitos. As duas eleitas que seriam prejudicadas recorreram judicialmente, e até o fechamento desta edição, o resultado oficial segue válido.

Na noite da última quarta-feira (16), uma decisão liminar do desembargador eleitoral Guilherme Yendo, do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), suspendeu o processamento da retotalização dos votos para vereador do município, prevista para esta quinta-feira (17), na sede da 48ª Zona Eleitoral. De acordo com o despacho, a deliberação sobre a viabilidade jurídica de uma nova contagem de votos caberá à 76ª Junta Eleitoral.

O erro aconteceu porque o Legislativo Municipal calculou o número de cadeiras com base no Censo 2010, que indicava uma população de 17.423 em Anadia, quando deveria ser considerado o Censo mais recente, de 2022, que informou uma população de 13.966.

Em julho, a Câmara informou à 48ª Zona Eleitoral que a Casa tem 11 vereadores. Entretanto, este número está errado e há, na verdade, nove cadeiras disponíveis. O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra os 11 vereadores que foram eleitos para a Câmara Municipal de Anadia no dia 6 deste mês.

Implicações para o Maranhão

O imbróglio abre um precedente para discutir o assunto também no Maranhão, pois 14 das 19 cidades não cumpriram redução obrigatória de vereadores no estado, conforme foi revelado com exclusividade pelo blog do Isaias Rocha.

Segundo as informações, esses municípios maranhenses também podem passar por um reprocessamento da totalização dos votos pelo mesmo erro na contagem de cadeiras apresentado pela cidade alagoana.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com