Câmara vai instalar CPI dos Transportes (Foto: Leandro Mendonça)

Tem amadurecido na Câmara Municipal de São Luís, a discussão entre os vereadores para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público da Capital.

O colegiado deverá analisar os contratos de prestação de serviços formalizados entre as empresas e o município, no bojo da licitação dos segmento ocorrida em 2016.

São duas as propostas de CPI formalizadas no Legislativo Municipal.

A primeira foi apresentada pelo vereador Francisco Carvalho (PROS) e a segunda pelo vereador
Marquinhos (DEM).

Os dois parlamentares conseguiram reunir o número de assinaturas o suficiente e reivindicam a instalação das respectivas comissões.

Ocorre que apenas uma proposta vai prosperar.

À coluna, o presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Filho (PDT), admitiu que após análise preliminar, foi possível verificar que os dois pedidos são de mesmo teor. Por causa disso, apenas uma CPI pode ser instalada, e não duas.

Os Filho aguarda a manifestação oficial da Procuradoria da Casa, para poder dar prosseguimento aos trabalhos. É possível haver uma composição entre os dois vereadores que apresentaram as propostas de mesmo teor.

Independentemente da decisão que for tomada pela Mesa Diretora da Casa, um entendimento parece já consolidado na Câmara: haverá uma CPI para investigar o setor dos transportes públicos.

Ao que tudo indica, portanto, trata-se apenas de questão de tempo para que haja a abertura da
caixa-preta do transporte público de São Luís. (Com informações da Coluna Estado Maior, do Imirante/OEstado)

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.