Com a aprovação pela federação entre a Rede Sustentabilidade (REDE) e o PSOL, ocorrida durante o fim de semana, o cenário dos dois partidos no Maranhão deverá mudar em relação à disputa pelo governo estadual. A REDE apoia a pré-candidatura do senador Weverton Rocha (PDT) e o PSOL já havia definido Enilton Rodrigues como pré-candidato ao Palácio dos Leões.
A direção nacional da REDE aprovou, por unanimidade, no último sábado, 12, a união em federação com o PSOL para as eleições de 2022. A executiva nacional dos socialista também são a favor desta união. Para bater o martelo em torno da federação, falta a direção nacional do PSOL se reunir e aprovar a questão. Depois, o documento definindo a federação será enviado para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser homologado.
Assim que a federação for confirmada pelas direções nacionais dos dois partidos, as direções locais das legendas precisarão se reunir para traçar novos rumos para as legendas.
A REDE, desde o ano passado, já havia declarado apoio ao senador e pré-candidato ao governo do Maranhão, Weverton Rocha. Sobre esta posição, o o porta voz municipal do partido, Jeisael Marx, garante que será mantida. “Estamos em tratativas com o Psol. Acredito que teremos uma definição logo. A nossa posição está mantida”,
disse.
O PSOL, no fim de dezembro de 2021, lançou a pré-candidatura do presidente da sigla no Maranhão, Enilton Rodrigues. Com a federação, está pré-candidatura poderá deixar de existir ou terá o apoio da REDE.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.