Na manhã deste sábado (17), durante a entrega da requalificação da Unidade Integrada Felipe Conduru, no bairro do São Cristóvão, o prefeito Eduardo Braide (PSD) revelou que o pedido para realizar a obra na escola foi feito pelo vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), 1º vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís.

O evento marca um momento importante para a comunidade e bairros adjacentes, uma vez que a instituição, uma das mais antigas da rede municipal de ensino da cidade, não passava por reforma completa desde 2018. Fundada em 1959, a unidade completa 64 anos. Além disso, na solenidade, o prefeito anunciou outras obras no bairro a pedido do parlamentar, mas brincou dizendo que não vai acabar com essa surpresa.

“Ele não quis dizer para vocês, mas uma das vezes que ele foi no meu gabinete, um dos primeiros pedidos que ele me fez foi para que fizesse a reforma aqui da escola Felipe Condurú. Então Chaguinhas, nós estamos aqui retribuindo o seu pedido e esse carinho que eu sei que você tem pelo São Cristóvão e já vou adiantando para vocês, como um bom morador de São Cristóvão, o vereador Chaguinhas já me apresentou outras demandas do bairro, mas eu não vou acabar com essa surpresa não, né Chaguinhas? As outras nós vamos dar na hora certa, mas tenho certeza que ele já me apresentou as demandas do bairro”, revelou Braide.

Em seu pronunciamento, o prefeito fez questão de agradecer o apoio que vem recebendo de Chaguinhas na Câmara com a aprovação de projetos importantes para que a cidade possa ter obras.

“Quero dizer a vocês que eu tenho o vereador Chaguinhas como um vereador correto que tem nos ajudado lá na Câmara, aprovando os projetos importantes para que nossa cidade possa ter obras, para que vocês tenham uma ideia, tudo que vocês viram aqui, foi feito com recurso próprio do município. Isso só é possível quando a Câmara aprova os projetos importantes e todos os projetos importantes para nossa cidade, eu tenho o vereador Chaguinhas como uma pessoa que tem me ajudado lá na Câmara”, completou.

Chaguinhas agradeceu as palavras do chefe do Executivo ludovicense e afirmou que estava muito feliz em saber que os alunos agora contarão com um novo espaço para estudar de forma digna. Ele disse ainda que a obra marca um momento importante para o bairro, para toda comunidade escolar e famílias atendidas pela unidade de ensino.

“Quero agradecer ao prefeito Eduardo Braide que trouxe nova vida a essa escola. Hoje a gente vê a capacidade do prefeito Eduardo Braide, que faz um trabalho com esmero e com qualidade. Isso reforça a autoestima de quem trabalha na escola, reforça a autoestima do pai que traz o filho, da criança em dizer que está saindo da sua casa para estar numa bela escola, com qualidade de vida. Hoje a Felipe Condurú passa a ser um cenário a mais no bairro, um patrimônio belíssimo do nosso bairro e nos dá muita alegria”, declarou.

As obras foram executadas por meio do “Escola Nova”, maior programa de reforma de escolas da história de São Luís, que já recuperou totalmente mais de 140 unidades de um total de 256 escolas da rede pública municipal.

A U.E.B. Felipe Condurú recebeu uma série de melhorias, incluindo a reforma de 10 salas de aula, climatização completa das dependências, revitalização da quadra esportiva, da biblioteca, da sala de recurso; além da cozinha, refeitório, direção escolar, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, sala da supervisão, arquivo, copa, depósito e do pátio. A unidade atende atualmente 649 estudantes do Ensino Fundamental, abrangendo do 1º ao 9º ano, com aulas nos turnos matutino e vespertino.

Homenagens

A cerimônia de entrega foi iniciada com uma homenagem a ex-professora da U.E.B., Assir Alves, de 72 anos. A ex-professora é autora do hino da escola que é cantado até hoje por todos os alunos e, na ocasião, foi executado e cantado pelos educadores da unidade.

Emocionada, a professora estava feliz com a homenagem e com as mudanças na escola em que por anos se doou.

“É uma felicidade enorme ver a reforma da escola que ensinei por tantos anos. Está como eu sempre sonhei. A biblioteca toda climatizada e toda a unidade linda e reconstruída. Fiz esse hino em junho de 1998 e ver que ele ainda é executado até hoje é muito emocionante”, declarou a professora que lecionava história para o Ensino Fundamental maior, entre os anos de 1998 a 2007.

A segunda homenagem do dia foi feita pela aluna Agatha Luiza do sétimo ano, que subiu ao dispositivo e homenageou o prefeito cantando a música ‘Ilha Magnética’, junto com ele. Ela disse que escolheu a canção clássica do cantor César Nascimento porque “é uma das músicas preferidas dele [prefeito]”. A estudante se mostrou muito feliz com a reinauguração. “A escola tá linda e eu estou muito feliz com essa entrega”.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com