Até a tarde desta quinta-feira (5), três das quatro candidaturas que disputam a Prefeitura de São Mateus do Maranhão já contavam com o status de “deferido” tanto para seus nomes quanto para seus partidos, federações e coligações na Justiça Eleitoral: Atanildo (PDT), Mesquita (PMB) e Rovelio (Podemos).
O prefeito Ivo Rezende, que concorre à reeleição pelo PSB, já teve seu partido e coligação aprovados, mas ainda aguarda o julgamento de sua candidatura pela Justiça Eleitoral. O candidato da coligação “Pra São Mateus Seguir em Frente”, é o único entre os quatro postulantes que ainda não teve seu pedido de registro de candidatura julgado.
Fora das eleições
Em janeiro deste ano, o blog do Isaías Rocha revelou que o prefeito Ivo Rezende (PSB), estaria impedido de disputar reeleição em 2024 por decisão recente do TSE. Na época, destacamos o entendimento da Corte Eleitoral apontando que vice que substitui titular temporariamente não pode se reeleger prefeito.
Essa semana, por exemplo, o Ministério Público Eleitoral, através do promotor Thiago Lima Aguiar, solicitou ao juiz da 84ª Zona Eleitoral de São Mateus o indeferimento da candidatura de Ivo Rezende, que tem Clóvis Antônio Bernardi como candidato a vice.
A impugnação foi pedida pelo ex-prefeito Francisco Rovélio Pessoa, do Podemos, e pela Coligação “São Mateus é de Todos Nós”, representada por Francisco Lucena.
A defesa de Ivo argumenta que a substituição dele no período citado foi temporária, respaldada por um laudo médico, não representando um mandato contínuo.
De acordo com o parecer, o promotor destacou o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que permite apenas uma reeleição ao cargo executivo, visando impedir a perpetuação de um mesmo governante. Eis aqui o documento.
O parecer, assim, fundamenta-se no princípio republicano e na continuidade administrativa como limites da reeleição, previstos no artigo 14 da Constituição.
A decisão final agora depende do juiz da 84ª Zona Eleitoral de São Mateus, que determinará se Ivo Rezende poderá ou não seguir candidato nas eleições de outubro.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com