A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) manteve a certificação NBR ISO 9001:2015, norma internacional que trabalha a gestão de qualidade da organização, independentemente de seu ramo de atividade, setor ou tamanho, propiciando a melhoria na atuação do órgão e, consequentemente, um melhor serviço prestado à população.
A conquista ocorreu após auditoria externa junto aos departamentos da Casa pela empresa QMS Brasil, credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para a continuidade do ciclo de Certificação Externa do Sistema de Gestão da Qualidade, momento em que foi verificada a conformidade da Norma NBR ISO 9001:2015.
O anúncio aconteceu, na tarde deste sábado (18), após a realização de dois dias de auditoria externa nos departamentos do Legislativo ludovicenses que foram auditados entre eles a Coordenadoria Legislativa; Comunicação; Infraestrutura e Almoxarifado; Recursos Humanos; T.I; Procuradoria; Cerimonial; Protocolo; Licitação; Diretoria Administrativa; e Controladoria.
A Câmara de São Luís possui Certificação ISO 9001:15 desde 2020, quando o órgão iniciou a implementação de diversas ações de modernização administrativa. No entanto, por incentivo do presidente Paulo Victor (PCdoB), o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) foi aprimorado neste início de ano com o intuito de manter essa certificação para a Câmara, a quarta mais antiga do país.
A gestora do Departamento de Gestão da Qualidade, Layssa Nayara Waquim, detalha que a auditoria foi bastante positiva. “A auditoria foi um sucesso, pois o conhecimento e participação dos nossos servidores foi o que fez a Casa ter esse resultado positivo e, consequentemente, manter a certificação na norma 9001 de qualidade”, frisou.
Layssa Waquim também projeta algumas ações para ampliar ainda mais a atuação da Casa e, consequentemente, seguir prestando um melhor serviço à população.
“Daqui pra frente vamos trabalhar voltado para melhoria contínua dos nossos processos, com o apoio do nosso presidente Paulo Victor e dos demais gestores da Casa”, concluiu.
NBR-ISO 9001
ISO é a abreviatura em inglês para International Organization for Standardization ou Organização Internacional para Padronização – instituição europeia para qualidade e padrões, criada em 1947 e sediada em Genebra, na Suíça, atualmente conta com mais de 150 países membros. No Brasil, é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A versão brasileira da norma ISO 9001 é chamada de ABNT NBR ISO 9001. A norma ISO 9001 atualmente em voga foi revista no ano de 2015. Por isso a denominação norma ISO 9001:2015.
A ISO 9001 é uma norma técnica internacional que promove a adoção da abordagem de processo
no desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade, para aumentar a satisfação do cliente por meio do atendimento aos requisitos do cliente. Esta norma busca auxiliar os gestores na implementação de um sistema de qualidade, indicando os princípios e fundamentos.
A adoção dos requisitos da norma ISO 9001:2015 representa o compromisso da Câmara Municipal de São Luís, através da política de qualidade, em atender de maneira satisfatória a necessidade dos seus clientes (vereadores e munícipes) por meio de um modelo de gestão que prioriza a otimização dos processos, a avaliação de desempenho, a identificação dos riscos e a melhoria contínua dos processos legislativos e administrativos.
Certificação da Câmara
A certificação na norma ISO envolve um processo longo que necessita do envolvimento e participação de toda a organização. A certificação é realizada por empresa de auditoria reconhecida mundialmente, sendo preciso cumprir diversas etapas como: elaboração de procedimentos e manuais; reuniões de análise; realização de auditorias internas – com ações corretivas necessárias; e, por fim, a etapa de certificação que envolve a auditoria externa realizada por organismo certificador reconhecido internacionalmente.
Política de qualidade:
Realizar de forma eficiente e eficaz o provimento de recursos para atender as necessidades do processo legislativo e fiscalização dos atos do Poder Executivo;
Buscar ferramentas tecnológicas inovadoras e adequadas aos processos;
Qualificar os servidores de maneira continuada e eficaz buscando a adequação e melhoria de suas competências;
Manter relacionamentos com os fornecedores de forma a atender as necessidades dos clientes;
Buscar a melhoria contínua da eficácia dos resultados para sustentabilidade da organização.
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