Jingle tem letra que passa impressão que o candidato a governador é Camarão e não Brandão (Foto: Divulgação)

Logo, logo, o Instituto Ipec (ex-Ibope) terá de ‘ajustar’ os números para governo do Maranhão visando evitar vexame. O motivo? O temor de passar vergonha no próximo dia 02 de outubro. Explico!

A TV Mirante divulgou ontem (20) mais uma pesquisa Ipec de intenções de votos para o Governo do Maranhão e apontou Carlos Brandão (PSB) com 41%.

No primeiro levantamento, divulgado no mês passado, o socialista figurava com 28%. Na comparação de uma para outra, o crescimento representa 13 pontos. Nem a facada de Bolsonaro em 2018 foi capaz de tal feito, mas aqui tem quem acredita que Brandão está próximo de vencer eleição na primeira etapa da disputa.

A verdade é que a estatística do Ipec está igual biquíni: mostra tudo e esconde o essencial. A estratégia seria usar a inexplicável elevação para atrair o voto útil e forçar o socialista vencer no 1º turno. O problema, entretanto, é que os números divulgados ontem contrastam a própria realidade das ruas e do marketing da campanha.

Um dos jingles usados pelo PSB, por exemplo, chegou ao ponto de transformar Brandão em ‘vice’ e destaca Camarão como candidato. A ideia é usar a mensagem musical com a mesma estratégia das pesquisas: confundir e enganar o eleitor.

Em toda história de cobertura politica, confesso, que é a primeira vez que vejo um vice como ‘estrela’ maior da campanha. O idealizador da peça publicitária faz questão de expor que o nome escolhido deveria ser o vice e não o ‘cabeça de chapa’. Por isso, escolheu a paródia: “Tem Camarão e Brandão” e não ao contrário.

O jingle mostra uma realidade que contrasta as próprias pesquisas. É por essas e outras que o candidato Simplício Araújo diz que nem quando se elegia ‘postes’, Brandão venceria eleição.

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