Flávia Gonzalez Leite pode ser a primeira mulher nomeada como conselheira de contas do Estado (Divulgação / TCE/MA)

Ao encaminhar para a Assembleia Legislativa, a indicação da procuradora-chefe do Ministério Público de Contas, Flávia Gonzalez Leite, para o cargo efetivo de conselheira de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA), o governador Carlos Brandão (PSB) entrou para a história ao ser o primeiro a indicar uma mulher para a Corte de Contas em seus 77 anos de fundação.

A indicação foi lida pela presidente do Legislativo, deputada Iracema Vale (PSB), que convocou uma sessão extraordinária para a próxima terça-feira (19), para a apreciação em Plenário.

Caso Gonzalez seja aprovada para ocupar uma cadeira no TCE, ela entra para galeria das pioneiras na Corte de Contas, pois desde a criação do órgão nenhuma mulher chegou a atuar como conselheira até agora. A indicação ocorreu dois dias, após o blog revelar que o TCE maranhense é um dos cinco mais desiguais do Brasil. Clique aqui e confira.

Uma comissão especial foi designada para emitir parecer da indicação apresentada por Brandão. O colegiado é formado pelos deputados Roberto Costa (MDB), Rafael Leitoa (PSB), Davi Brandão (PSB), Ricardo Rios (PCdoB) e Eric Costa (PSD).

Chefia do MP de Contas

Em maio deste ano Flávia Gonzalez havia assumido o comando do Ministério Público de Contas para o biênio 2023/2024, por escolha do governador Carlos Brandão, após o mesmo ter recebido uma lista tríplice para o posto.

Na ocasião, o procurador Jairo Cavalcanti – que chefiou o órgão no biênio anterior -, passou a exercer a função de corregedor do MPC. Já Douglas Paulo da Silva deixou a Supervisão de Acórdãos para assumir a vice-procuradoria.

Quem é ela?

Flávia Gonzalez é graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Constitucional pela Faculdade Cândido Mendes. Já atuou como professora convidada da Escola Superior de Controle Externo do Maranhão e foi diretora adjunta da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON).

Ela também foi advogada da União e procuradora do Estado do Maranhão. Aprovada nos concursos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (2003) e da AGU, para a função de procuradora da Fazenda Nacional (2004).

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com