Durante as campanhas eleitorais, no horário eleitoral gratuito, material gráfico ou mesmo no dia a dia das ruas, muitos candidatos optam por vestir cores claras ou usar camisas com mangas dobradas. Em uma época de campanhas mais curtas, os elementos visuais podem fazer a diferença na hora de conquistar votos.
Para fisgar o eleitor, a preocupação com a imagem deve fazer parte do planejamento da campanha. Uma cor errada ou um look inapropriado pode acabar com as chances de eleição.
Por isso, essa construção não é um processo simples ou do mero acaso. Cada elemento tem um significado. Para compreender o que ocorre na prática, iremos analisar a evolução das cores das roupas de alguns candidatos.
Significado das cores
E o primeiro deles é o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), que aposentou o laranja da campanha de 2016 – cor associada ao entusiasmo e criatividade, passando a vestir o azul e roxo no pleito de 2020, que são cores da penitência e da contrição na Quaresma, segundo a liturgia da Igreja.
Espero que nas eleições do próximo ano ele não venha adotar o preto que é a cor do mistério e está associado à ideia de luto e terror, justamente a sensação que a cidade vive desde sua ascensão à prefeitura em 2021. Oremos!
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.