Braide sempre atuou em ações da Fundação Antônio Jorge Dino, mas tenta prejudica medida que vai ajudar o Hospital Aldenora Bello (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS: Foi publicada na última segunda-feira (26/12), no Diário Oficial do Município (DOM), a Lei Municipal nº 7.007/2022, que cria o Fundo Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer (FUMCPC) – instrumento que objetiva a obtenção de recursos financeiros para programas e projetos de combate e prevenção ao câncer no âmbito da capital maranhense.

A norma é resultado do Projeto de Lei n° 0279/2021, de autoria do vereador Ribeiro Neto (Patriotas). Aprovada pela Câmara de São Luís em abril deste ano, a matéria foi vetada parcialmente pelo prefeito Eduardo Braide (PSD) em maio, no inciso V do artigo 2º que garante a destinação de 3% dos recursos da iluminação pública para manutenção do fundo, por emenda da vereadora Concita Pinto (PCdoB). Na sessão do dia 21 de novembro, o plenário rejeitou o veto governamental e manteve a proposta integral.

O problema, entretanto, é que o prefeito publicou a legislação em duas edições Diário Oficial, mas em uma delas, resolveu se manifestar contra a proposta que garante recursos para prover o tratamento e uma melhor qualidade de vida/saúde a todos os pacientes portadores da doença. O argumento oficial dado ao recuo foi constatado numa publicação destacando a ‘incorreção’ na versão anterior – que continha a fonte da receita financeira. Na publicação posterior, entretanto, a norma é publicada com o veto.

Cabe destacar, por exemplo, que no caso de publicação para corrigir texto de lei publicado com incorreção, quando se trata de lei já em vigor, as correções consideram-se lei nova.

Ou seja, Braide contraria a si mesmo ao usar o combate ao câncer para manter popularidade, mas na hora de ajudar a garantir recursos para contribuir com milhares de famílias a enfrentar essa terrível doença, resolveu vetar e acabou desrespeitando, inclusive, a votação do plenário da Câmara que derrubou seu veto.

Lei nº 7.007/2022 é originária do Projeto de Lei n° 0279/2021 de autoria do vereador Ribeiro Neto

O que diz Ribeiro Neto?

Em entrevista ao blog, que será veiculado no programa Tá Na Pauta, da Rádio Nova FM (3.1 MHz), o vereador Ribeiro Neto – que foi autor da proposta – se manifestou sobre o assunto.

Jogo rápido

A publicação da lei que cria o Fundo Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer de São Luís foi uma grande vitória em 2022?

 

Como surgiu a ideia de apresentar essa proposta? É uma norma que vai atender apenas famílias da capital maranhense?

 

 

Manobra de Braide

 

Na edição do Diário Oficial da última segunda-feira, dia 26 de dezembro, Braide publicou Lei com a inciso que havia vetado, mas foi mantido pela Câmara
Um dia depois, na terça-feira (27), mandou publicar na edição do Diário Oficial do Município, uma ‘incorreção’ levando a lei ser publicada com o veto que trata justamente da fonte do recurso.

 

DOCUMENTOS
Para constar a manobra do prefeito, disponibilizamos as edições do Diário Oficial do Município (DOM) dos dias 26 e 27 de dezembro.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.