Mal encerrado o processo eleitoral deste ano, políticos maranhenses já voltaram os olhos para a próxima disputa pelo poder. Marcada para 1º de fevereiro de 2023, a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa é polarizada hoje entre quatro candidatos da base aliada, com o atual presidente, Othelino Neto (PCdoB), o atual presidente da CCJ, Ariston Gonçalo (PSB), o ex-presidente da Casa, Arnaldo Melo (PP) e o decano Antônio Pereira (PSB), na disputa.
Como se observa, a disputa pelo comando do Palácio Manuel Beckman, considerado o segundo maior orçamento do estado, será o primeiro embate a testar os partidos políticos no Maranhão após a abertura das urnas do dia 2 de outubro. Em especial, um partido está desafiado a mostrar sua força após uma eleição, com resultados positivos da eleição majoritária: o PSB.
Mais do que o PSB, o pleito tende a testar a estatura de partidos como o PL, que ao lado do PDT e Patriotas, formaram um bloco com 12 deputados, configurando a maior bancada na Assembleia, atrás também dos socialistas com 11 parlamentares.
Nos bastidores do Legislativo estadual, só se fala neste assunto. O atual presidente Othelino Neto, que demonstrou liderança ao ser reeleito para mais um mandato de deputado, já está fazendo as tratativas com as bancadas, discretamente. Pelo peso do comando do Legislativo, que comanda a pauta, evidentemente, o Poder Executivo também tem interesse em fortalecer seus apoiadores que pode ser qualquer um dos quatro nomes na disputa.
Aposta no peso do bloco
Nas conversas reservadas, independente dos nomes mais cotados, uma coisa é certa: o bloco formado pelo PL, PDT e Patriotas, ganhou peso e será importante na definição deste processo.
As articulações para a formação dos blocos podem dar indicativos de como será este novo momento. Até porque, em sequência, virá a disputa pelo comando da Assembleia Legislativa. A conferir como caminharão as bases governistas no Estado nesses novos tempos.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.