Os ônibus do sistema semiurbano da Grande São Luís voltaram a circular, na manhã desta quinta-feira (27). As linhas do semiurbano correspondem a 30% da frota total de ônibus na Grande Ilha e atendem os municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.
Os coletivos do sistema semiurbano voltaram a circular cerca de duas horas antes do horário previsto, que era às 12h. A decisão de retomar a circulação das linhas foi tomada após uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (26).
Em meio à greve que atinge o sistema de transporte de São Luís, o governador Carlos Brandão (PSB) autorizou a negociação com as categorias, por intermédio do vereador Álvaro Pires (PMN), junto ao presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Adriano Sarney, com representantes dos Sindicatos das Empresas de Transportes (SET) e dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sttrema).
Focado no direito de ir e vir
Após o retorno da frota metropolitana, o parlamentar publicou vídeos em suas redes sociais realizando diligências visando garantir o direito de ir e vir do ludovicense. Durante a fiscalização, Álvaro Pires flagrou alguns terminais de integração fechados aos ônibus do sistema semiurbano
“Se já não bastasse se esconder dos graves problemas, a Prefeitura de São Luís resolveu massacrar mais ainda o trabalhador. A novidade é que mandaram fechar todos os Terminais de Integração! Vamos lutar contra mais essa insanidade por parte do município”, declarou.
Exército de um homem só
Desde que assumiu o mandato em janeiro de 2021, Álvaro Pires vem virando uma referência nas ações de fiscalização ao sistema de transporte. Nesse período, o parlamentar apresentou várias sugestões na Câmara visando mitigar o caos no transporte público de São Luís e atuou como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apurou possíveis irregularidades na gestão do serviço.
No relatório, enviado ao TCE, PGJ e Prefeitura em julho do ano passado, há uma lista de recomendações, a maioria ao prefeito Eduardo Braide (PSD), que também foi notificado para receber o documento. Entre elas, destacam-se apurações sobre as razões das falhas na prestação dos serviços, auditoria nas contas dos consórcios e a revisão no processo de licitação para garantir a continuidade dos serviços.
O vereador do PMN consegue, sozinho, mostrar forte poder de articulação e, com inúmeras gestões junto ao Sindicato dos Rodoviários e mobilização de vários agentes públicos. No final de 2022, fez sucessivos alertas em relação ao período da data-base, em que empregados e empregadores entram em acordo para discutir a questão salarial, mas o assunto não foi tratado com seriedade pelos órgãos responsáveis.
Sua atuação no mandato também ocasionou em convocação dos últimos secretários que comandaram a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte – SMTT. É o caso do ex-secretário Diego Baluz e do atual Diego Rodrigues, que deve prestar esclarecimentos sobre a crise no setor, na manhã desta sexta-feira (28).
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Atuação motiva exoneração
Na semana passada, antes da greve ser deflagrada, Álvaro Pires denunciou, na Câmara Municipal, indícios de irregularidades em contrato entre a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a Planum – Planejamento e Consultoria Urbana Ltda., para a realização de serviços de auditoria para analisar os custos do transporte público da capital maranhense.
Em discurso, o vereador afirmou que o suposto esquema de corrupção e favorecimento beneficiou a companhia, de propriedade do empresário Luiz Wagner Dacache Balieiro, que durante a licitação do transporte, em 2016, era parte e representante do Consórcio Central.
Álvaro Pires revelou ainda que o escândalo com possível favorecimento pode ter contribuído para derrubar os secretários Diego Baluz (SMTT) e Eneas Fernandes (SMGOV). Enfrentando forte bombardeio dos aliados de Braide na internet, Pires vem conseguindo mostrar à população da capital maranhense os equívocos e desmandos da gestão do transporte.
Com isso, à medida que Braide cai, Álvaro cresce no conceito popular, sendo um dos principais responsáveis pela alta reprovação do prefeito neste setor com um índice acima dos 64% entre e péssimo. Esse, entretanto, é um assunto para nossa próxima matéria.
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