Um dos mais fiéis aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional, o PP faz jogo duplo no Maranhão. Com um pé em cada canoa, os progressistas integram a chapa do governador Carlos Brandão (PSB), que busca sua reeleição pelo campo da esquerda no estado. Curioso, por exemplo, é que mesmo compondo a coligação do presidenciável peelista, o PP vai participar do palanque local que deve apoiar o ex-presidente Lula (PT) na corrida presidencial em 2022.
Desde 2019, o partido vem apoiando Bolsonaro nacionalmente, ao mesmo tempo, em que dava sustentação à base do então governador Flávio Dino (ex-PCdoB e hoje no PSB), um dos principais críticos do presidente nas redes sociais e na imprensa.
No Maranhão, o partido que integra a ‘tropa de choque’ bolsonarista em Brasília, ocupou a Secretaria de Meio Ambiente até 2020, quando o então secretário Rafael Ribeiro, irmão do presidente estadual da legenda, deputado federal André Fufuca, teve que deixar o posto porque pretendia disputar um cargo eletivo.
Hoje, entretanto, a sigla comanda a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), mas também já comandou a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). É assim que a sigla vem se esforçando para permanecer forte lá e cá, fazendo uma especie de jogo é duplo.
Com ele, não!
Para evitar o constrangimento no Maranhão, Bolsonaro pressiona Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil e presidente nacional do PP a retirar o partido da coligação que está alinhada a Lula, seu principal adversário na disputa presidencial.
De acordo com as informações, os partidos podem fazer retificação de suas atas das convenções até a próxima segunda-feira, dia 15. Depois disso, ninguém poderá trocar de nomes ou de galho. Por conta da situação, até essa data existe uma insegurança sobre a chamada “oficialização” da permanência em definitivo dos partidos nas coligações dos candidatos às eleições de outubro.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.