Moradores da cidade de Raposa, município localizado na Região Metropolitana de São Luís, procuraram o blog, de forma desesperada, temendo que uma grande tragédia aconteça agora no período chuvoso que se inicia.
De fato, em contato com a Prefeitura raposense, confirmamos a situação de emergência fruto de uma forte erosão, em formato de coração, às margens da MA-203, conhecida como Estrada da Raposa, que ameaça a segurança de motoristas, inclusive, podendo deixar a população da cidade praticamente isolada e o que é pior, causar um desastre, já que diariamente o município recebe um intenso tráfego de ônibus do transporte público e de turismo, além de caminhões e veículos de passeio. É uma tragédia anunciada.
O blog constatou que o caso é um problema que se arrasta há anos, mas que em decorrência das fortes chuvas das últimas semanas, pode ocasionar graves acidentes.
A erosão se aproxima cada vez mais da MA-203, e preocupa não só motoristas, mas também os moradores, que relataram medo da grande rachadura cortar a pista, que é a principal via de acesso ao município. Raposa é uma cidade turística e aos finais de semana a movimentação de veículos é gigantesca na região.
Segundo informações repassadas pela Prefeitura de Raposa, o prefeito Eudes Barros já protocolou uma solicitação para obra de emergência à Secretaria de Infraestrutura do Maranhão, mas ainda aguarda resposta. Enquanto o estado não se manifesta, algumas medidas paliativas foram adotadas pela gestão municipal, como a obstrução do fluxo da água das chuvas no local, com barreirais, para evitar a incidência da água no trecho crítico.
O blog aguarda a manifestação da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Maranhão.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.