Alcione – Vinicius Mochizuki

Um ano mais que especial para a cantora Alcione. A Marrom, como é carinhosamente conhecida, está vivenciando uma série de eventos comemorativos para celebrar os 50 anos de uma trajetória vitoriosa nos palcos e na vida. O São João do Maranhão não podia ficar de fora dessas comemorações, e será no palco do Arraial do Ipem que Alcione vai presentear o público com as mais belas canções de sua carreira.

A celebração de meio século de dedicação e amor à música está sendo vista nos palcos por onde a Marrom se apresenta no show preparado para a ocasião. Além disso, ela vem recebendo desde o ano passado, homenagens por meio de filmes, espetáculos musicais, prêmios (Prêmio da Música Brasileira), honrarias e afins. Ela também foi anunciada pela Estação Primeira de Mangueira como o Enredo Oficial da Escola para o Carnaval de 2024! Além das incontáveis apresentações pelo Brasil, a turnê do cinquentenário de Alcione também já foi aplaudida em cidades da Europa e África, como Londres, Lisboa, Porto e Angola.

Alcione, que durante a pandemia lançou um álbum de inéditas chamado “Tijolo por tijolo”, está radiante com tantas homenagens,.. “São flores em vida, jamais imaginei receber tamanho carinho… E vindo de tantas instituições, pessoas tão diferentes e por todos os cantos do planeta”.

Agora, essa celebração chega a São Luís no Dia de São João, 24 de junho, às 23h, no Arraial do Ipem. Nesse dia, a programação terá a abertura com o Tambor de Crioula Unidos da Comunidade de Todos os Santos, às 17h30. Em seguida: Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, Quadrilha Flor do Luar, Fabrícia Show, Boi Novilho Branco, Boi de Nina Rodrigues. Às 23h entra Alcione, e em seguida tem as apresentações de Cacuriá de Dona Teté e o Boi de Maracanã para encerrar a noite.

O São João do Maranhão 2023 – O Maior São João do Mundo, é uma realização do governo do Estado do Maranhão, via Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio do Grupo Mateus, Equatorial Energia e Guaraná Jesus.

As festividades acontecem no Ipem, Vila Palmeira, Ceprama, Anjo da Guarda, Vila Embratel, Praça da Fé, Parque da Juçara, Liberdade, Cidade Operária, Maiobão, Festa de São Pedro e João Paulo (Festa de São Marçal).

A festa também vai ocorrer nos municípios de Imperatriz, Pinheiro, Timon e Barreirinhas. Além disso, o Governo do Estado apoia culturalmente eventos e festas juninas comunitárias em toda a Região Metropolitana.

Discografia e premiações

Alcione saiu de São Luís, em 1972, para conquistar o mundo com o vozeirão inconfundível e uma personalidade marcante. E conquistou. A intérprete já se apresentou pelos cinco continentes, em mais de 36 países, nos principais festivais e casas de espetáculos internacionais. Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Israel, Japão, Angola, França, Moçambique, Inglaterra, Itália, Argentina, Chile, Uruguai, e até mesmo na antiga União Soviética. Isso antes mesmo da Perestroika, da abertura, por países que são hoje a Lituânia, Estônia, Ucrânia e Rússia.

A cantora gravou compactos (o primeiro em 1972), LPS, DVDS e 42 Álbuns, que lhe concederam 26 Discos de Ouro, 07 de Platina, sendo 02 deles de Platina Duplo, 03 DVDS de Ouro e 01 de Platina. Em sua galeria de troféus, com mais de 350 peças (prêmios e honrarias que vão desde os títulos de Cidadã Benemérita até as mais altas comendas do país como a “Ordem do Rio Branco” e a do “Mérito Timbiras” (esta última concedida pelo Estado do Maranhão) e medalhas relevantes como a “Tiradentes” e “Pedro Ernesto” (concedidas pela ALERJ). Premiações relativas à MPB abarrotam suas estantes como, por exemplo, os 21 troféus arrebatados nas 29 edições do “Prêmio da Música Brasileira”. Outros títulos edificantes foram os de “Madrinha do Corpo de Bombeiros do RJ” e de “Melhor Cantora Popular” concedido pela Academia Brasileira de Letras.

A Marrom também é detentora de inúmeras premiações internacionais, como o “Grammy Latino” na categoria “Melhor álbum de samba”, “O Pensador de Marfim” (concedido pelo Governo de Angola), “Diplome de Médaille D´or” (da Societé Acadêmique de Arts, Sciences et Lettres de Paris), “Extraordinary Contribuition to Brazilian Culture and Positive Image” (concedida no 9th Annual Brazilian International Press Award. Flórida), “Personalidade Negra das Artes” (Conselho Internacional de Mulheres) e “A Voz da América” (ONU).

Conectada com a atualidade, como não poderia deixar de ser, a artista angariou milhares de seguidores em suas redes: 1.400.000 no Instagram, 869.000 no Facebook, e 197.500 no Twitter. Por enquanto…

Criada ouvindo os grandes cantores da época, nacionais e internacionais, sempre transitou entre os variados gêneros e estilos musicais: samba, jazz, bolero, reggae, canção romântica. E apesar de ser tratada como sambista, adora gravar e interpretar o que lhe convém e emociona. E a galeria de hits é imensurável: “Não Deixe o Samba Morrer” (uma espécie de hino para os sambistas), “Sufoco”, “Você Me Vira a Cabeça”, “A Loba”, “Meu Ébano”, “Mulher Ideal”, “Garoto Maroto”, “Estranha Loucura”, “Nem Morta”, “Além da Cama”, “Faz Uma Loucura Por Mim”, “Gostoso Veneno”, dentre as dezenas de sucessos.

Arraial do Ipem

24 de junho – Sábado

17h30 Tambor de Crioula Unidos da Comunidade de Todos os Santos

18h Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra;

19h Quadrilha Flor do Luar

20h Fabrícia Show

21h Boi Novilho Branco;

22h Boi de Nina Rodrigues;

23h Alcione

00h Cacuriá de Dona Teté

01h Boi de Maracanã

Barracão do Forró

19h Forró Trio Topxote

21h Forró Baião do Mará

23h Trio Mulundus

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com