Calçada ganhou pisos táteis direcional para orientar pessoas com deficiência visual e estacionamento ganhou vagas para idosos e cadeirantes (Fotos: Sigberto Neto)

Com a retomada dos trabalhos presenciais com a realização das sessões no plenário Aldenor Pereira Nojosa, a Câmara Municipal de São José de Ribamar precisou passar por algumas adaptações de acessibilidade. Os ajustes incluem rampas de acesso, banheiros, calçada, vagas de estacionamento e pisos táteis direcional para orientar pessoas com deficiência visual.

A presidente da Casa, vereadora Francimar Jacintho (PL), afirmou que garantir acessibilidade às pessoas com necessidades especiais e idosos foi o motivo principal das modificações, iniciadas no início de deste mês. Ela disse ainda que a iniciativa também visa otimizar a prestação de serviços aos cidadãos.

“Nós estamos fazendo algumas ações, desde o estacionamento, com reservas de vagas para cadeirante e idoso até a adaptação do espaço. A ideia é atender pessoas com deficiência visual e física, além de idosos ou pessoas com mobilidade reduzida”, declarou.

Ações seguem normas técnicas

A intervenção visa facilitar o acesso a todos: quem visita o prédio, quem trabalha na Casa ou acompanha as sessões plenárias no Legislativo. As mudanças, notadas pela sociedade ribamarense, são parte de amplo projeto, executado em conformidade às Normas Brasileiras (NBR 9050), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), elaboradas em observância ao que determina a Lei da Acessibilidade (Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000).

“Aqui é a Casa do povo. Então, ações como essas são imprescindíveis para que todos sejam bem recebidos. As intervenções visam garantir um acesso mais seguro. Fizemos adaptações nos banheiros, transformamos alguns degraus que tínhamos aqui no térreo em rampas. Então assim, acredito que a gente vem tentando ao máximo nos adaptar para chegar o mais próximo do ideal para esse público que vinha à Câmara e não tinha esse acesso”, completou.

Auditório será reaproveitado

A chefe do legislativo enfatiza que a intervenção em andamento para melhorias em todo o Palácio Miguel Evangelista de Sousa, inclusive, deverá dar utilidade ao auditório no térreo do prédio, que por anos funcionou como plenário da Casa.

A ideia, segundo Francimar, será climatizar o espaço para instalação de um telão que passará a transmitir as sessões ordinárias em tempo real. O local contará com cadeiras e funcionará como anexos da galeria e comitê de imprensa ampliando, com isso, a presença do público e facilitando a cobertura da imprensa.

“O nosso auditório também está sendo climatizado para adaptar o local visando atender ao público, a imprensa, as pessoas com deficiências e aos idosos. Todos eles terão a oportunidade de acompanhar às sessões ao vivo no térreo do prédio da Casa com conforto e comodidade”, concluiu.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.