Levantamento do Instituto EPO aponta que pelo menos 67 cidades terão novos gestores em 2025, pois os mandatários cumprem o 2º mandato e não podem se candidatar ao mesmo cargo / Foto: Reprodução

SÃO LUÍS, 13 de janeiro de 2024 – A disputa municipal deste ano terá o maior número de prefeitos aptos a se reeleger da história. Ao todo, 150 prefeitos maranhenses, poderão disputar um novo mandato no próximo dia 6 de outubro, equivalente a 69,1% das 217 cidades do Maranhão.

O levantamento foi feito pelo Instituto EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião. De acordo com o estudo, apenas 67 dessas cidades têm comandantes em segundo mandato e que, portanto, não podem concorrer à reeleição.

O grande número de chefes de Executivos municipais que estão aptos a tentar novo mandato é motivada pela alta taxa de renovação ocorrida em 2020, quando somente 67 prefeitos que estavam no exercício do mandato conseguiram se reeleger para comandar os municípios por mais quatro anos.

Veja também:
Em três anos, 37 prefeitos trocaram de partido no Maranhão

Segundo o estudo, 22 chefes de Executivos municipais retornam ao cargo depois de intervalo. Dioclides Macedo (PDT), em Porto Franco, e Padre William (PL), em Alcântara são dois destes casos. Padre William, que faleceu em 2022, também foi prefeito da cidade de Guimarães.

De acordo com o levantamento, se o cenário atual não mudar, em três cidades – Caxias, Rosário e Boa Vista do Gurupi – os prefeitos eleitos ou reeleitos vão duelar com vices da chapa de 2020.

A reeleição no Executivo foi aprovada em 1997, por iniciativa do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso. As eleições municipais são processos importantes para alavancar a campanha de um candidato a prefeito. As máquinas municipais também ajudam os partidos a se manterem no poder localmente.

Metodologia

O estudo produzido pela EPO foi feito com informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Dos 217 municípios, consta na base de dados da Corte Eleitoral, que pelo menos 37 prefeitos trocaram de partido, após as eleições de 2020. Desses, o levantamento constatou que 08 prefeitos estão classificados como “sem partido” e identificou um prefeito e um vice que morreram nesse período.

Clique aqui e saiba quantos prefeitos vão disputar reeleição no Maranhão.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com