Braide e Dino travam disputa em busca de protagonismo na vacinação contra Covid-19

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), duas das principais forças políticas do estado, travam uma disputa particular pelo protagonismo da vacinação contra a Covid-19. Desde início da imunização, os dois disputam por ações relacionadas à campanha de vacinação na capital maranhense.

O campo de batalha tem sido as redes sociais. É por meio de seus perfis que os gestores anunciam as principais medidas. De um lado, Braide ganhou fôlego após conseguir acelerar a vacinação, mesmo sem alcançar a meta dos públicos específicos. Isso levou São Luís a aplicar 577 mil doses de imunizantes desde o início da campanha.

Flávio Dino percebeu o movimento e intensificou a briga pública com o prefeito da capital, anunciando a vacinação de públicos que não estavam no Plano Nacional de Vacinação – como os profissionais da imprensa, ganhando destaque nacional.

Adversário político do governador, Braide não ficou atrás e anunciou calendário cadastrando pessoas com 25 anos e virou notícia na imprensa sulista com o fato de ser o primeiro prefeito a abrir o cadastro para pessoas com mais de 18 anos.

Para reagir às medidas do prefeito, o governador anunciou o Arraial da Vacinação num shopping da Região Metropolitana para elevar o índice de imunização de dois dos quatro municípios da Grande São Luís: Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Nesta terça-feira (15), o chefe do executivo estadual adotou outra importante medida com o anúncio do sorteio de prêmios para incentivar a vacinação contra a Covid-19. Em entrevista, Flávio Dino disse que a importante ação entrará em vigor a partir da próxima semana.

“A partir da próxima semana, vamos sortear prêmios para incentivar que as pessoas lembrem de tomar a 2ª dose da vacina e que haja o devido registro pelos municípios no sistema do Ministério da Saúde”, declarou.

Uma coisa é certa: nessa batalha por imunização, quem vai ganhar mesmo será a sociedade, isso por que ao vacinar a população, diminuímos a incidência da doença. À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, pois toda a população estará protegida.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.