O deputado estadual Wellington do Curso (PP), a exemplo da vereadora Rose Sales (PMB), foi uma das maiores surpresas na pesquisa de intenções de votos Escutec, registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-01393/2016.
Confirmado como pré-candidato a prefeito, o parlamentar, no exercício do seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, apresenta desempenho que supera a marca dos 8% da preferência do eleitorado em um dos cenários.
Sem amarras a grupos políticos tradicionais no Maranhão, como o que elegeu o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) em 2012, o governador Flávio Dino (PCdoB) em 2014 e a bancada de oposição ao comunista no Legislativo Estadual, o parlamentar – a exemplo da deputada federal Eliziane Gama (PPS) -, aparece como uma espécie de terceira via para o pleito.
Wellington ainda precisará de estrutura partidária e política para disputar a pé de igualdade a eleição municipal no mês de outubro. Dependerá de uma conjuntura que o favoreça, em detrimento de pré-candidatos como Eliziane, Edivaldo e João Castelo (PSDB), todos bem colocados na pesquisa, mas já mostra potencial de crescimento na disputa eleitoral.
Disso, nem seus adversários têm dúvida.