Manoel Tetéu, fundador do Boi de Peri de Cima

Em nota oficial divulgada na noite desta quinta-feira (08/08), o vice-presidente da Câmara de São Luís, vereador Astro de Ogum (PL), afirmou que recebeu a notícia da morte do artesão, compositor, músico e cantador Manoel de Jesus Desterro, mais conhecido como Manoel Tetéu, de 90 anos, com consternação e tristeza. Ele presta solidariedade à família e aos amigos.

Leia a nota oficial:

NOTA DE PESAR    
Foi em estado de consternação e tristeza que recebi a notícia da morte inesperada do artesão, compositor, músico e cantador Manoel de Jesus Desterro, mais conhecido como Manoel Tetéu, de 90 anos, na tarde desta quinta-feira (8/8), após uma forte batalha contra a diabetes e problemas cardíacos.

Nascido em Rosário-MA, no dia 22 de abril de 1929, Manoel Tetéu era um grande artesão, que desde 1975 fabricava banjo, capoeira de bumba-boi, burrinha, tambor onça e bombo para abrilhantar diversas brincadeiras. Em 1979, fundou o Boi de Orquestra de Periz de Cima, que por alguns anos, foi conhecido também como Tradição de Bacabeira. No mesmo ano de fundação, a brincadeira foi conduzida pela voz potente do cantador Ribão D’Oludô. 

A cultura maranhense perde assim um dos seus maiores ícones. Envio meu sentimento de solidariedade aos seus amigos e à toda sua família. Tenho certeza que os maranhenses, principalmente os de Bacabeira, lamentam a morte desse grande artesão. Fica a saudade e o respeito pelo homem que tinha na cultura e artesanato uma de suas grandes paixões.

Astro de Ogum
Vice-presidente da Câmara de São Luís