Vacinação de idosos à domicilio e acompanhamento de vitimas da covid-19 e seus familiares foram as duas medidas aprovadas
Com o objetivo de somar esforços com a sociedade na prevenção e combate à Covid-19 e contribuir para a redução de seus impactos no município, a Câmara Municipal de São José de Ribamar (CMSJR) aprovou, nesta terça-feira (09), dois Projetos de Leis, impondo e sugerindo medidas para o enfrentamento da pandemia e suas consequências.
Voltado à proteção dos segmentos mais vulneráveis da população, o PL 1.258/2021, de autoria do vereador Dudu Diniz (Cidadania), institui o programa de vacinação domiciliar da Covid-19. O projeto visa atender os idosos com dificuldade de locomoção, bem como a pessoa com deficiência pelo mesmo motivo. Além disso, o texto também cria um canal de comunicação do serviço no âmbito do município ribamarense.
“Neste momento de enfrentamento da pandemia, precisamos dar uma atenção especial aos idosos com dificuldades de locomoção que em muitos casos deixam de tomar as vacinas necessárias em virtude da impossibilidade de deslocamento para as unidades de saúde”, afirma o parlamentar.
ACOMPANHAMENTO PÓS COVID-19
De autoria da vereadora Luciana Lauande (Avante), o PL 1.259/2021, dispõe sobre a criação de Lei que tem como objetivo acompanhar as vitimas da covid-19 e seus familiares.
Em sua justificativa, a parlamentar destacou a importância do acompanhamento clínico dos pacientes durante e após o tratamento. “É uma doença que deixa algumas sequelas e há queixas da falta de acompanhamento. Por isso, em um momento como esse, seria importante que o poder público desse prioridade”, disse.
Nos dois casos, os projetos foram aprovados pelo plenário da Casa em regime de urgência e com a dispensa dos interstícios regimentais para que as medidas pudessem atender a população mais vulnerável.