O vereador de Rosário, Jonas Magno Machado Moraes (PDT), é um dos mais jovens a integrar um parlamento municipal no Maranhão. Eleito em 2016, aos 20 anos, quando disputou sua primeira eleição, Jonas Magno que começa a “engatinhar” na politica, pode entrar para a história do município, ao ser o primeiro vereador rosariense na disputa por uma das 42 vagas da Assembleia Legislativa e o quarto politico a representar o município no parlamento estadual.

Há 36 anos, Rosário não elege um representante para o Palácio Manuel Beckman. A última vez que um politico da cidade contou com representação no Poder Legislativo do Maranhão foi em 1982, quando Orlando Aquino que já era deputado estadual por cinco vezes, dividia atuação na Casa do Povo com outro conterrâneo: Ivar Saldanha. Nessa época, o vereador pedetista ainda não era nem nascido.

Depois deles, apenas o ex-prefeito de Bacabeira, Reinaldo Calvet, que é rosariense, conseguiu esse feito, assumindo uma cadeira de deputado na condição de suplente, em fevereiro de 2010. Naquele ano, Calvet assumiu a vaga no lugar do deputado Hélio Soares (PP), que havia tirado licença médica por um período de 121 dias. Nesse período, Jonas estava apenas com 14 anos.

Agora, aos 21 anos, além de fazer história na politica da terra natal de sua família, Jonas Magno também pode ser um dos candidatos a deputado estadual mais jovem do Brasil nas eleições de 2018. Ele faz aniversário em setembro, um mês antes do pleito de outubro, mas, caso venha lograr êxito nas urnas, assume o mando aos 22 anos e pode ser um dos mais jovens também no parlamento estadual na próxima legislatura.

Convite-Jonas-Magno-e1532103742345

LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA
Para iniciar a trajetória de sua segunda eleição, Jonas Magno vai lançar sua pré-candidatura a deputado estadual, neste no sábado (21). O ato político suprapartidário será, na cidade de Rosário, às 16h30, num espaço próximo a praça da Matriz e contará com a participação de moradores, militantes e filiados de toda a região do Munim e dos Lençóis maranhenses.

“O momento é de pensarmos um novo modelo de política, com novas ideias e sangue novo. Sou filho de Rosário, conheço bem os potenciais e as necessidades da nossa região, e acredito que posso fazer mais pela minha gente e pelo nosso estado”, destacou o jovem politico.

O pedetista afirmou ainda que tem percorrido os municípios das regiões do Munim e Lençóis maranhenses e que sua pré-candidatura tem sido bem recebida pela juventude e lideranças regionais.

O ex-secretário estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo (SDD), que faz dobradinha com o Jonas na região, afirmou que a candidatura do parlamentar é vista com bons olhos pelos partidos que integram a base de apoio do governador Flávio Dino.

“O Maranhão precisa de mais jovens na política, e o Jonas Magno tem um bom perfil. É jovem, ficha limpa, trabalho prestado, conhece bem a região e está exercendo um bom mandato em Rosário. Ou seja, tem plenas condições de se eleger deputado estadual e fazer um excelente mandato”, Simplício Araújo, que é pré-candidato a deputado federal pelo Solidariedade.