Os usuários que utilizam o transporte público em São Luís estão reclamando das más condições dos ônibus que circulam nas ruas e avenidas da capital. Segundo eles, os coletivos se encontram quebrados, com acentos rasgados, ferro exposto, sem barras de apoio e com idade de fabricação vencida, circulando e conduzindo passageiros, oferecendo perigo para quem utiliza o serviço de transporte público.
Nesta terça-feira (14), no Cruzamento da Avenida Lourenço Vieira da Silva, no bairroCidade Operária, um ônibus causou a morte de um menino de 11 anos, após perder o motorista o controle dos freios do veículo.
De acordo com parentes da vítima, o ônibus tinha pneus carecas e o motorista perdeu o controle do veículo, atropelando a criança.
Para a promotora de Justiça, Lítia Cavalcanti, o atropelamento do garoto acaba evidenciando o descaso das autoridades públicas frente a atual situação dos ônibus que circulam na região metropolitana de São Luís. “Na verdade, é um descaso. O que tem que ser feito agora, depois de um caso grave como esse é que a SMTT, no caso do município e a MOBI tenham que verificar as condições de trafegabilidade de todos os ônibus para saber se eles estão com condições”, comentou.
Por meio de nota, a Secretária Municipal de Trânsito e Transporte da capital disse que a licitação do serviço de transporte público, que já está em curso, vai promover as melhorias que o transporte coletivo necessita. Ainda segundo a mesma, todos os 874 veículos que fazem parte da frota de ônibus urbano de São Luís passam por vistorias regulares para verificação do estado de limpeza, manutenção e segurança.