Entenda por que alguns profissionais serão vacinados e outros não nessa primeira etapa de imunização

A imunização contra a Covid-19 já começou em Turiaçu. Na última quarta-feira (20), o prefeito Edesio Cavalcanti (Republicanos), deu início oficialmente à campanha de vacinação em um ato no hospital municipal.

A cidade, localizada na região da Baixada Maranhense, iniciou a imunização contra o coronavírus com a aplicação das vacinas. Nas imagens publicadas nas redes sociais, o chefe do executivo turiense, aparece ao lado de profissionais da saúde, os primeiros que serão vacinados por atuarem na linha de frente de combate à doença.

No entanto, nem todos os trabalhadores que atuam nas unidades de saúde serão vacinados nesta fase inicial da campanha de imunização contra a Covid-19. As prioridades são definidas pelo Plano Nacional de Imunização, elaborado pelo Ministério da Saúde.

VACINAÇÃO TERÁ TRÊS FASES

A primeira etapa da vacinação ocorrerá em três fases distintas: na primeira serão vacinados trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas, população em situação de rua, povos indígenas, quilombolas ribeirinhas. Na segunda fase, a atenção será voltada para pessoas entre 60 e 74 anos.

Na terceira fase, serão vacinados diabéticos, hipertensos graves, além de portadores de doenças renais, pulmonares obstrutivas crônicas, cardiovasculares e cerebrovasculares, além de indivíduos transplantados de órgãos sólidos, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Estima-se que, aproximadamente 1,8 milhão de maranhenses sejam vacinados na primeira etapa.

As três fases também fazem parte do plano de vacinação de Turiaçu, que ficou pronto na tarde desta terça, estima-se que 3.725 pessoas serão vacinadas na primeira fase, enquanto 2.565 turienses se enquadram na situação da segunda fase. A estimativa da população que receberá a vacina na terceira fase não foi divulgada.

Para evitar aglomeração, a secretaria municipal de saúde criou estratégias, como a disponibilização de uma tabela com a população-alvo, onde sinalizam os locais de vacinação e como será seu acesso, bem como também realizar mobilização em âmbito municipal nos finais de semana e feriados, em áreas descobertas pela ESF (Estratégia Saúde da Família) para vacinação da população-alvo e alcance de metas.

CASOS DE COVID-19

O Maranhão receberá 123.040 doses da vacina e mais 41.200 destinadas aos indígenas, fazendo com que o estado receba um total de 164.240 doses, o tornando o quarto estado nordestino que mais receberá vacinas.

O transporte das vacinas para os interiores maranhenses se iniciou as 7h da manhã de hoje (19), a logística conta com um total de três aviões, três helicópteros e 30 automóveis, no caso de Turiaçu, as doses chegaram na tarde de terça, por meio de um dos helicópteros.

O último boletim epidemiológico de Turiaçu foi lançado no dia 17 de setembro, apontando que a ‘Terra do Abacaxi’, até aquele momento, contou com um total de 256 casos, dos quais cinco vieram a óbito.