Blog do Marco D’Eça – No modorrento horário eleitoral ora em vigor no rádio e na TV maranhenses, um menino de aproximadamente 8 anos, da região do Lira, no Centro, acabou virando o principal destaque.
– Tiiio Fábiioo é 15!! – grita o garotinho, ao final de cada programa do candidato do PMDB, vereador Fábio Câmara.
Nos primeiros programas, era quase impossível entender o que dizia a criança; mesmo assim, virou febre entre os telespectadores.
– A direção da campanha decidiu tirar e colocar outros garotos, mas recebi centenas de pedidos para que ele voltasse. E passei a ouvir nas ruas por onde passava o bordão “tio Fábio ééé quiiinze!!! – conta, bem humorado, o próprio Fábio Câmara. (Veja abaixo um dos vídeos com o bordão)
Um dos aspectos da propaganda eleitoral é fazer com que suas esquetes, bordões e provocações caiam na boca do povo, grudem como chiclete; é assim que se consegue chamar atenção de um cidadão cada vez mais descrente.
Exemplos recentes de “chiclete” nas campanhas eleitorais, é o Tema é “12, é 12, é 12, é 12…”, repetido a exaustão durante a campanha do então candidato Jackson Lago (PDT), dando-lhe a vitória sobre a então senadora Roseana Sarney (PMDB), na campanha de 2006.
Outro que colou como chiclete foi o bordão “Só a luta muda a vida”, usado nas campanhas do PSTU desde a sua fundação, em 1994.
Esquetes como estas são como os memes de internet, que precisam “viralizar” para fazer sucesso.
– O bom é ouvir esse bordão por onde eu passo – agradece Fábio Câmara, que espera ver os louros se transformar em votos.
Tem menos de 30 dias para virar febre…