Sargento reformado da Polícia Militar do Maranhão e dono de uma extensa lista de serviços prestados ao município de São Luís, o vereador João Freitas Gonçalves, mais conhecido por Joãozinho Freitas (PTB) que busca reeleição para o segundo mandato, espera materializar em votos o apoio que cultivou e ampliou ao logo de quase seis décadas no território ludovicense.
Na entrevista ao titular do blog, o parlamentar que venceu as dificuldades da vida se dividindo entre o trabalho e a familia, explica os motivos que o levaram a disputar uma vaga na Câmara de São Luís pela 5ª vez na cidade. No entanto, por várias vezes, teve de respirar mais fundo para não chorar durante o bate-papo, em que contou um pouco sobre sua história. Ele diz que precisou atravessar muitos desafios para realizar seu sonho: ingressar na Polícia Militar do Maranhão (PM/MA).
Aos 60 anos, Joãozinho Freitas virou vereador por uma vontade de Deus. Em 2016, ele obteve 3.675 votos, mas não se elegeu. No entanto, como conquistou a primeira suplência da coligação, acabou assumindo uma vaga em definitivo no início de 2019, com a renúncia do titular, Pedro Lucas, que assumiu o mandato de deputado federal, após ter sido eleito nas eleições de 2018.
Drante este período eleitoral, busca sua reeleição com um imenso apoio popular, principalmente no Bairro Vicente Fialho, sua principal base eleitoral. No bate-papo, o parlamentar revelou sua trajetória política, ações de seu mandato e ressaltou também o motivo de estar concorrendo em busca do segundo mandato.
“Enquanto vereador de São Luís, sempre atuei em prol da população ludovicense, destinando emendas para setores como saúde, segurança, educação e infraestrutura. Meu trabalho no legislativo foi e sempre será pautado na transparência, pois meu mandato sempre será um instrumento de luta a favor do povo”, destacou.
TRAJETÓRIA POLITICA
Joãozinho ainda envergava a farda, quando passou a atuar em defesa da comunidade da Vila Fialho e de bairros adjacentes. Extremamente educado – quem não o conhece jamais imaginaria que outrora ele pudesse andar fardado e armado -. A “Briosa” ficou para trás, dando lugar à política, às discussões e às reivindicações.
O resultado do trabalho comunitário tem o termômetro nas crescentes votações ao longo de quatro disputas a uma cadeira na Câmara Municipal de São Luís. Disputou a primeira vez em 2004 pelo PRP e conquistou 1.557 votos. Perdeu e voltou a concorrer em 2008 pelo mesmo partido, ampliando a votação para 1.708 sufrágios, votação que saltou para 2.399 votos no pleito de 2012 também concorrendo pela mesma legenda.
QUEM É ELE?
João Freitas Gonçalves, mais conhecido por Joãozinho Freitas, é Sargento reformado da Polícia Militar do Maranhão. Ele nasceu em 21 de janeiro de 1960 em São Luís.