Dados levam em conta o ritmo atual de vacinas aplicadas para uma previsão
Praticamente todos os dados que tratam da situação de São Luís na pandemia de coronavírus são questionados, comparados, recortados ou distorcidos desde que a doença chegou oficialmente ao país, em fevereiro de 2020.
Com 39.793 casos e 2.043 óbitos confirmados, as críticas ao governo do prefeito Eduardo Braide (Podemos) e os contrapontos têm se concentrado no desempenho ludovicense da vacinação.
Afinal, a capital maranhense vacina pouco ou muito?
Se a comparação considerar apenas o número total de doses que cada uma das capitais aplicou, São Luís aparece entre as primeiras da ponta no ranking nacional, conforme dados oficiais compilados pelos órgãos oficiais de saúde. Um patamar esperado para a 13ª capital mais populosa do Brasil, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o contingente de 1,1 mil habitantes.
Mas quando a comparação do total de doses aplicadas leva em conta o tamanho da população de cada capital do país, São Luís desce a ladeira e aparece entre as últimas do ranking.
VEJA TAMBÉM:
Onze capitais com menos habitantes que São Luís têm mais postos de vacinação contra a Covid-19
A comparação pode ser feita também com a própria capital. A Secretaria Municipal da Saúde, por exemplo, afirma que a cidade tem capacidade instalada de vacinar 2 mil pessoas por dia. No entanto, até o dia 24/05, São Luís havia aplicado doses apenas em 317.069 pessoas do total de 1,1 milhão da população ludovicense. Das 338.773 doses recebidas, 317.069 foram aplicadas, o que representa um total de 93,59%.
Metodologia
Comparando os 338.773 dos que já foram vacinados, do total de 1,1 milhão da população da capital, ainda restam 782.931 ludovicenses que precisam receber uma das doses. Levando em conta a estimativa diária de 2 mil vacinas por dia, a capital maranhense vai precisar de pelo menos mais 13 meses para poder conseguir terminar de vacinar o restante das pessoas que ainda precisam da imunização. Ou seja, contando a partir de hoje, o prazo final encerraria entre junho a agosto de 2021. Se ocorrer atrasos ou falta de insumos, esse prazo poderá se estender mais ainda.
O número de vacinas aplicadas foi extraído do Localiza SUS na tarde de hoje. A plataforma é atualizada diariamente, mas as autoridades têm 48 horas para inserir os dados no sistema. Por isso, o blog calculou o ritmo de vacinação na cidade contando como data limite, por exemplo, essa 3ª feira (25.mai.2021).
Já a quantidade de doses necessárias considera ao menos uma das duas aplicações em cada pessoa. O número populacional da capital foi estimado pelo IBGE. Os dados são do 1º trimestre de 2020, os mais recentes disponíveis.
Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.