A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Imunização, vem trabalhando na construção do plano municipal para operacionalização da vacinação contra a covid-19. O plano é um instrumento de resposta ao enfrentamento da doença, tida como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), mediante ações de vacinação.

O município de Raposa esteve no dia 06/01/2021 no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES) participando de uma capacitação para o cadastramento prévio no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA), sistema esse onde serão registradas as doses de vacina para o combate ao Coronavírus.

“Sobre o plano de vacinação, o município está se baseando pelo plano nacional e o plano estadual, no entanto iremos adaptar a realidade da nossa cidade, traçando algumas ações diferenciadas”, disse Allanna Lago, responsável pelo setor de imunização da Secretaria  Municipal de Saúde.

A Prefeitura de Raposa vem tomando uma série de medidas para diminuir o impacto da doença na população, incluindo ações que foram desde a reorganização da rede de saúde do município. Orientando a população sobre as posturas sanitárias mais adequadas, de forma a não permitir descontrole na transmissão do novo coronavírus.

A Secretaria Municipal da Saúde de Raposa também reforça medidas simples de combate ao avanço do novo coronavírus:  higiene pessoal, como a constante lavagem das mãos com água e sabão ou o uso de álcool em gel; o distanciamento social; evitar levar as mãos nos olhos, nariz e boca; ao espirrar e/ou tossir usar lenços descartáveis ou colocar o cotovelo diante da boca e nariz; manter os ambientes ventilados e evitar lugares fechados e com aglomeração de pessoas. E a obrigatoriedade de uso de máscaras pela população em espaços públicos, comerciais e de uso coletivo, incluindo o transporte coletivo, os táxis e os veículos de aplicativos.