O projeto “Gesto de Herói – o poder de doar vida”, uma exposição itinerante sobre doação de órgãos chega a São Luís nesta sexta-feira (23) e vai até o dia 3 de julho. A iniciativa é do Ministério da Saúde, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e, principalmente, colocar esse tema em pauta nas discussões familiares para reduzir a taxa de recusa. O estande do Projeto ficará disponível por dez dias no Rio Anil Shopping, para que a população maranhense possa esclarecer as principais dúvidas relacionadas à doação e transplante de órgãos.
Além da exibição de depoimentos reais de familiares de doadores falecidos e pacientes transplantados, os visitantes contarão com painéis explicativos sobre o processo e, ainda, a presença de especialistas em doação e transplante para responder perguntas.
Com entrada gratuita, o Projeto “Gesto de Herói – o poder de doar vida” percorrerá ainda os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Doações
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 900 pessoas estavam aguardando por um transplante no estado do Maranhão em 2015. Do total de pacientes na fila de espera, 138 necessitavam da doação de um rim e mais de 760 de um transplante de córneas.
Durante o ano passado, 137 pessoas foram notificadas como potenciais doadores de órgãos no estado, mas somente 18 tiveram algum órgão ou tecido doado neste período. A alta taxa de recusa familiar (70%) tornou-se motivo de preocupação.
Autorização
O consentimento informado é a forma oficial de manifestação à doação. A retirada de tecidos, órgãos e partes do corpo de pessoas falecidas para transplantes ou outra finalidade terapêutica dependem da autorização do cônjuge ou parente maior de idade, obedecida a linha sucessória, firmado em documento subscrito por duas testemunhas presentes à verificação da morte.
Segundo números do Ministério da Saúde, 205 transplantes foram realizados no estado do Maranhão em 2015. Desses, 144 casos foram de córneas transplantadas e 61 de rim.
“Com transplantes inferiores à média da região Nordeste, nosso estado ainda enfrenta dificuldades para confirmação de diagnóstico de morte encefálica. O ponto positivo é que cresceu o número de doadores efetivos durante o ano”, conta Maria Inês Gomes de Oliveira, Coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) do Maranhão.
SERVIÇO
O que: Projeto “Gesto de Herói – o poder de doar vida”
Quando: 24 de junho a 3 de julho de 2016
Onde: Rio Anil Shopping – Av. São Luís Rei de França, 8, Turu – São Luís/MA
Realização: Ministério da Saúde e Fundação Faculdade de Medicina da USP