A Avenida dos Africanos é uma das mais movimentadas de São Luís, mas está cheia de problemas: buracos, lixo às margens do rio das bicas e falta de drenagem e de sinalização são algumas situações que incomodam que passa diariamente no local.

Os buracos que se estendem por toda a avenida e geram riscos de acidentes de trânsito. Quando chove, o perigo está na água empoçada que cobre meios-fios e crateras pela via. Tudo isso por conta do sistema precário de escoamento.

Durante as chuvas, a lama causa incômodos. Depois da chuva, o que incomoda é a poeira. Isso por causa de uma obra executada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) que começou no ano passado e só deve ser concluída no fim de 2016.

A CAEMA faz uma intervenção na rede coletora de esgoto, para direcioná-la à estação de tratamento do Bacanga. Por conta da obra, só uma faixa para veículos ficou livre no sentido Bacanga-Sacavém. Dessa forma, o trânsito fica lento para os motoristas, mas se torna perigoso para quem caminha ou anda de bicicleta pela via. É que todo o material de construção usado na obra tomou conta do passeio público.

Quem também sofre com a situação são os pedestres, que padecem para atravessar a avenida. Os carros passam em alta velocidade. Faltam faixas para travessia e onde tem, os motoristas dificilmente param. “Já não tem muita faixa e quando tem está apagada. Raramente eles param. Estão parando agora porque vocês estão aqui”, disse a universitária Carolina Campelo à reportagem da TV Mirante.

Outro problema grave na Avenida dos Africanos afeta diretamente a saúde pública. Ao longo da avenida, muitos pontos de acúmulo de entulho e lixo de toda espécie. Sofás, móveis, eletrodomésticos.

Quem passa por dentro do lixão à beira do Rio das Bicas é quem precisa chegar ao outro lado. Dona Benedita Rodrigues mandou fazer um barco que leva e traz a família dela. Se fossem por terra, diante dos desafios da avenida, levariam muito mais tempo. “É rapidinho. Se fosse andando seria quase uma hora para chegar na escola”, contou.

Ter que conviver com tantos riscos revolta a população. O eletricista nonato santos reclama do descaso. “É um descaso com a saúde, com a natureza também. É um descaso muito grande”, relatou.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de São Luís (Semosp) informou que faz, periodicamente, a limpeza das galerias na avenida dos africanos. Segundo a Semosp, o entupimento das galerias ocorre, na maioria das vezes, pelo descarte irregular de lixo.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que vai enviar equipe para avaliar as condições da sinalização na avenida para correção dos problemas constatados.