Mais uma tentativa de incêndio foi registrada na tarde desta sexta-feira (27) na região metropolitana de São Luís. O novo ataque ocorreu no ponto final da comunidade Cajupe, no bairro Santa Bárbara.
Segundo informações do coronel Frederico Pereira, comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, o ataque ocorreu por voltas das 16h30 e segundo informações colhidas pelos próprios populares quatro em homens em duas motocicletas teriam sido os responsáveis pelo o crime.
“O que a gente já sabe, de acordo com as pessoas que estavam nas proximidades no momento do ataque, é que foram quatro homens e eles estavam em duas motos com galões de combustíveis”, relatou o coronel Frederico Pereira.
Ainda conforme o coronel da Polícia Militar, os homens estavam armados, mas ninguém saiu ferido, pois no momento do ataque ninguém estava no interior do coletivo. Ele acrescenta que a combustão não acarretou prejuízo total porque populares e rodoviários conseguiram apagar as labaredas.
“Os suspeitos estavam armados só que eles não feriram nenhuma pessoa porque o ônibus estava vazio no momento. Não teve perda total o ônibus graças à ação dos cobradores, motoristas e alguns populares que agiram rápido e apagaram o fogo”, disse o comandante.
O coronel Frederico Pereira revela que equipes da polícia já estão em campo para tentar prender os criminosos. “Nós já temos a identificação dos suspeitos e já estamos em busca de prender esses elementos”, finalizou.
Desde que os ataques a ônibus tiveram início no último dia 19, 16 veículos foram incendiados. No entanto, apenas sete foram completamente tomados pelas chamas. O atentado mais recente foi registrado na noite da segunda-feira (23) no Residencial 2000, no bairro Maracanã, na zona rural de São Luís, dois dias depois do governador Flávio Dino anunciar a vinda da Força Nacional a capital.
Comerciantes ameaçados
Comerciantes do Coroadinho, a quarta maior favela do país e a primeira do Norte e Nordeste – segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE), fecharam as portas durante a tarde do último sábado (21) depois que criminosos disseminaram série de ameaças.
Pela noite do mesmo dia, policiais realizaram a prisão de um homem que se preparava para atear fogo em pneus na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Vinhais em São Luís. O suspeito teria informado à policiais que não seria um atentado, mas um protesto contra a insegurança.
Policiais em ônibus
O governador Flávio Dino informou que vai monitorar as empresas para confirmar se todos os ônibus estão circulando pelas ruas da cidade. Ele também garantiu que vai intensificar o combate aos criminosos com policiais dentro dos ônibus, blitzen, incursões nos bairros para patrulhamento e captura de procurados da Justiça.
A adoção de novas medidas de segurança foi instituída pelo governador Flávio Dino em reunião na manhã do último domingo (22), no Palácio dos Leões, em São Luís. De acordo com o governador, o monitoramento direto sobre as empresas de ônibus tem como objetivo garantir a circulação normal dos coletivos, sobretudo no período noturno.