O idoso José Maria Santos Bandeira, de 60 anos, faleceu durante a madrugada do sábado (27) após viajar de Bacabeira à São Luís em busca de um leito de UTI. Sem vagas em cinco hospitais do estado, o idoso morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.
Em nota enviada hoje à imprensa, a pPrefeitura bacabeirense disse que o paciente tinha histórico de etilismo crônico e tabagismo, e com quadro diagnosticado com exames comprobatórios de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e enfisema pulmonar.
Nota de esclarecimento da Prefeitura de Bacabeira
A Prefeitura de Bacabeira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem, através desta nota, trazer esclarecimentos sobre os últimos fatos noticiamos sobre o senhor José Maria Santos Bandeira.
O paciente deu entrada no Hospital de Bacabeira no dia 26/03/2021, às 20:47h, com quadro de icterícia, cianose de extremidade e distensão abdominal.
O paciente tinha histórico de etilismo crônico e tabagismo, e com quadro diagnosticado com exames comprobatórios de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e enfisema pulmonar.
O paciente foi avaliado pela equipe da Secretaria municipal de Bacabeira e lhe foi prestado todo o suporte necessário. Não houve diagnóstico de COVID-19 no município, após realizado o teste.
O paciente foi estabilizado e encaminhado para um hospital de referência em São Luís, sendo acompanhado por um profissional da unidade de saúde de Bacabeira e sendo assistido em todo o percurso até a unidade de referência.