A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (3) a Operação Lei Mária, com o objetivo de apurar o crime de corrupção eleitoral, supostamente praticado por um vereador do município de São José de Ribamar.
A PF não divulgou o nome do parlamentar, mas distribuiu a foto de um agente em frente a um portão com um adesivo de Leonardo Martins Pereira, o Serra Alta (Republicanos).
De acordo com os federais, o vereador alvo da investigação contava com apoio de um cabo eleitoral, que retinha os títulos eleitorais de pretensos eleitores, com a promessa do pagamento da quantia de R$50 em troca do voto.
Cerca de 21 policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão em Ribamar, tendo as ordens judiciais sido expedidas pela 47ª Zona Eleitoral.
Os materiais apreendidos serão analisados e se confirmadas as suspeitas os investigados responderão pelo crime de corrupção eleitoral, previsto no Art. 299 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65), com pena que pode chegar a 4 anos de reclusão, além de multa.
O nome da operação, Lei Mária, faz referência a uma lei proposta por Mário, em 120 a.C., que criou as famosas passagens ou pontes pelas quais só um eleitor passava (pons suffragiorum), a fIm de impedir que cabos eleitorais propusessem qualquer vantagem ao eleitor.