Quatro pessoas ficaram gravemente feridas após o pouso forçado de um avião monomotor ocorrido na manhã deste sábado (2), em Barreirinhas , cidade que dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no noroeste do Estado.

A aeronave de prefixo PT-CTB havia decolado para fazer um sobrevoo turístico pela cidade quando uma pane levou o piloto a fazer o pouso forçado próximo à pista do Aeroporto de Barreirinhas.

Em nota, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informaram que estavam no monomotor o piloto Pedro Renan de Oliveira Ribeiro, de 24 anos, e os turistas Daíses Barbosa Silva, 30, Dário Alexandre D’Santana, 31, e Cidilene Alexandre D’Santana, 53.

As vítimas foram socorridas e levadas para o Hospital Regional de Barreirinhas. Os turistas permanecem internados na unidade, enquanto o piloto, cujo caso inspira maiores cuidados, foi transferido de helicóptero para um hospital particular de São Luís.

O Corpo de Bombeiros informou que houve o resfriamento da aeronave com o objetivo de evitar incêndio. As causas do acidente serão apuradas pela Aeronáutica, segundo o órgão.

Relembre

Em fevereiro, um ultraleve modelo PU-VCL caiu no trajeto Arari-São Luís, na terça-feira de Carnaval. Os advogados José do Vale Filho e Júlio Cezar de Moraes estavam na aeronave que decolou as 16h30 da última terça-feira (9). Logo depois da decolagem a torre de controle da aeronáutica perdeu contato.

Peças do ultraleve foram encontradas dias depois. Segundo o major Israel Lopes, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), o trem de pouso dianteiro e parte da asa da aeronave foram encontrados em uma região de mangue e de difícil acesso. Dez militares trabalharam por quase 24h seguidas na operação de buscas.