A Polícia Federal (PF) atuará no Maranhão com o objetivo de prevenir possíveis fraudes ou condutas delituosas que possam ocorrer nos locais das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontece neste sábado (24) e domingo (25) em todo o Brasil.
A prevenção faz parte das ações do Comitê Integrado de Forças Públicas, criado exatamente para atuar na segurança da aplicação das provas. Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, SMTT e SAMU também trabalharão em conjunto para que a realização da prova ocorra em segurança e sem transtornos.
A PF informou que terá equipes permanentes nos locais das provas e contará com a atuação de profissionais da Polícia Judiciária, que estarão de plantão em São Luís, Imperatriz e Caxias.
Se for constatada alguma fraude, a PF abrirá um inquérito policial para apurar os fatos e identificar os autores. Segundo o Código Penal Brasileiro, fraudar concurso público implica em pena de um a quatro anos de reclusão.
Fraude em concurso do Maranhão
Em agosto, a Polícia Federal prendeu um candidato ao cargo de técnico administrativo no concurso público para o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), em São Luís. Com ele foram apreendidos três receptores e transmissores afixados no corpo com esparadrapo, um ponto eletrônico no ouvido e dois aparelhos celulares.