De O Estado

Othelino tem reeleição consolidada para a presidência (Agência Assembleia)
Othelino tem reeleição consolidada para a presidência (Agência Assembleia)

Superadas as discussões sobre a disputa para a presidência da Assembleia Legislativa para o biênio 2019/2020 – com a consolidação da reeleição do deputado Othelino Neto (PCdoB) para o comando da Mesa Diretora -, os deputados estaduais eleitos no dia 7 deste mês discutem agora a definição do posto de 1º vice-presidente da Casa.

O PDT, partido que atualmente ocupa a vaga [com a indicação de Fábio Macedo], quer manter o posto na Mesa Diretora e o comando de alguns dos principais colegiados do Legislativo, a exemplo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Nos bastidores, a articulação direta ocorre em torno dos deputados Rafael Leitoa, Glalbert Cutrim e Cleide Coutinho, viúva do ex-presidente do Legislativo, deputado Humberto Coutinho.

O deputado federal Weverton Rocha, senador eleito e presidente estadual da sigla no Maranhão, confirmou ontem à imprensa a articulação direta pela vaga na Mesa. Ele disse que os deputados terão de levar em consideração, na disputa interna, o tamanho da bancada eleita. O PDT elegeu sete deputados.

“A maior bancada naturalmente mantém os espaços”, afirmou.

Além de Rafael Leitoa, Glalbert Cutrim e Cleide Coutinho, a sigla elegeu os deputados Marcio Honaiser, Dr. Yglésio, Fábio Macedo e Ricardo Rios.

Na eleição do dia 7, o PDT obteve 439.624 votos, 13,51% do total dos válidos na disputa para a Assembleia Legislativa. Foi o partido que mais obteve votos do eleitorado maranhense.

Além de ocupar espaços na Mesa Diretora e de comandar as mais importantes comissões técnicas da Casa, o partido também guarda a expectativa de ter do Palácio dos Leões a indicação para a liderança do Governo. O nome de Rafael Leitoa é um dos cogitados para o posto.

Apoio
Até o fim da tarde de ontem, o partido já articulava uma manifestação política de apoio à reeleição do deputado Othelino Neto na presidência da Casa.

Weverton Rocha reuniu os parlamentares eleitos e manteve o entendimento de apoio ao comunista. Na semana passada chegou-se a se comentar nos bastidores o desejo de Cleide Coutinho pela disputa. A informação, contudo, é de que a pedetista recuou.

Othelino deve ser candidato úni­co no pleito, que será realizado somente em fevereiro de 2019 e ocorre após a diplomação e a posse oficial dos eleitos.

E MAIS:

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) declarou apoio à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), para o comando da Casa no biênio 2019/2020. O ato consolidou a articulação de Othelino junto à bancada de oposição no Legislativo.