Blog teve acesso com exclusividade aos relatos colhidos por profissionais de saúde da rede pública rosariense relatando falta de equipamentos de proteção

Falta equipamentos de proteção em Rosário – Foto meramente Ilustrativa

A cada plantão, um risco. Na linha de frente no combate ao Covid-19, profissionais de saúde precisam seguir à risca cada orientação para evitar o contágio. Mas na rede pública de saúde de Rosário, essa proteção está ameaçada. Não há equipamentos de proteção individual (EPIs) ou estão escassos.

No Hospital Municipal de Rosário – Sesp, por exemplo, já há profissionais afastados com suspeita da doença. Além deles, outros servidores estão de quarentena. Na unidade, profissionais precisam fazer rodízio de uso de materiais e alguns deles estariam reutilizando ou trabalhando sem máscara. Além disso, eles também estariam trabalhando sem álcool 70% e papel toalha. A escassez atinge até itens básicos como sabão, conforme depoimentos de trabalhadores.

Uma prova do caos no sistema de saúde rosariense foi obtida hoje com exclusividade pelo blog. A prova com riqueza de detalhes faz um diagnóstico da situação no município nas duas últimas semanas. Numa dessas gravações, uma funcionária não identificada, pede para seus colegas providenciar um conversa urgente com a secretária de Saúde, Viviane Arruda Perreira Brito, visando resolver alguns dos graves problemas na rede.

— Gente me diz uma coisa, é.. a reunião vai acontecer mesmo? Nós vamos nos reunir? Eu acho assim.., as partes interessadas. Quem mesmo vai se reunir para falar com Viviane? Conversar com ela, vamos marcar essa semana… Eu acho assim, que essa conversa não pode ficar só aqui no grupo, pois está complicado — contou a profissional.

Ouça o relato da funcionária

 

No material, vazado em um grupo de WhatsApp, a servidora faz um relato surpreendente sobre uma paciente que insiste em não deixar o hospital, mesmo sem as minimas condições necessárias. Além disso, ela conta que a situação é preocupante, pois a falta de EPIs completos para todos os profissionais coloca mais vidas em risco já que não existe nenhuma proteção adequada para receber pacientes com suspeitas de covid-19.

— Nós não estamos preparados para receber esses casos — desabafou a servidora na denúncia.

O OUTRO LADO
A prefeitura de Rosário foi procurada, mas não conseguimos localizar ninguém que pudesse comentar as denúncias que passou a circular em grupos de aplicativos de trocas de mensagens da região. No entanto, apesar disso, o espaço estará aberto para eventuais contestações.