Nove ocorrências foram registradas na Delegacia Especial da Mulher, situada na Avenida Beira Mar, em São Luís, no Dia Internacional da Mulher (8 de março). Segundo a delegada titular, Wanda Moura Leite, dentre os casos apresentados três foram por lesões corporais, três de ameaças de morte, duas de injúria (crime contra honra que é feito por meio de xingamentos) e mais um extravio de documento (perda de documento). Em um dos casos um homem foi preso em flagrante por agressão.
“Ao todo, nós tivemos nove ocorrências e dentre elas três foram voltadas para as lesões corporais e num desses casos um homem foi preso em flagrante, três de ameaças, duas foram de injúria, que é quando o agressor xinga a mulher, e mais uma de perda de documento”, revelou a delegada Wanda Moura.
Ainda conforme a titular da Delegacia Especial da Mulher na capital, em alguns casos a prisão do agressor pode apresentar resistência em virtude da utilização de algum entorpecente ou bebida alcoólica. “Em algumas prisões os agressores podem estar drogados, alcoolizados e eles podem criar certa resistência ao serem presos”.
A delegada Wanda Moura afirma que o número de ocorrências contra as mulheres em São Luís varia muito, mas ela ressalta que em grande parte dos registros policiais a vítima quer se livrar do agressor. “O número de casos de mulheres vítimas de agressão muda muito a cada semana. Quando a mulher procura a delegacia na maioria das vezes ela quer se livrar do agressor”, finalizou.