Uma mulher foi presa nesta terça-feira (23), na cidade de Brejo, interior do Maranhão, com dezenas de cartões de recebimento de benefícios de vários programas sociais do governo como, por exemplo, bolsa família, previdência social e de alguns bancos. Segundo a polícia, a suspeita se apropriava dos cartões como garantia de pagamento de dívidas.
A prisão ocorreu em cumprimento de mandado de busca domiciliar, emitido após denúncia de uma das vítimas de Francisca. No momento da abordagem a polícia encontrou com Francisca dezenas de carteiras de identidades, cartões de bancos, previdenciários, assistenciais, agendas e cadernos de anotações contábeis.
Ainda de acordo com a denúncia, há casos de pessoas idosas e com saúde debilitada que tinham seus cartões de benefícios retidos, os quais não eram devolvidos.
Segundo o delegado Souza Júnior, responsável pela Delegacia de Brejo, os cartões serviam para que a mulher sacasse o dinheiro e ficasse apenas com o equivalente aos juros sobre o valor da dívida.
A suspeita foi presa em flagrante e autuada por apropriação indébita e agiotagem.