O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) apontou nesta quarta-feira (2), que há indícios de abuso autoridade durante a abordagem policial truculenta que aconteceu no último domingo (29), na cidade de Rosário, a 70 km de São Luís. O caso ganhou repercussão no estado por conta da violência dos policiais militares.
A promotora de justiça, Fabíola Fernandes Ferreira, titular da 2ª Promotoria de Rosário, afirmou que pelas imagens divulgadas que registraram a agressão, pode constatar que houve a prática, inclusive com lesões corporais. Durante a ação, um Cláudio Rodrigues Sales, de 37 anos, foi atingido com tiro de bala de borracha efetuados por policiais militares.
“Vamos identificar a autoria, a materialidade, que já está delimitada, e ao final responsabilizar os policiais militares. Pelas imagens pudemos constatar que houve abuso de autoridade, inclusive com lesões corporais”, disse Fabíola Fernandes Ferreira.
Um inquérito foi instaurado pela Promotoria de Justiça Militar em conjunto com as Promotorias da cidade de Rosário para investigar o caso. Os três policiais envolvidos na abordagem foram identificados e afastados da função. A conduta dos militares será investigada.
Nesta quarta-feira, o blog divulgou imagens que registraram momentos antes e depois da abordagem feita na porta de uma festa de aniversário. Helma Sales, irmã da vítima baleada durante a ação, afirmou que a família não está sendo ameaçada por policiais, mas revelou que foi tratada com ironia ao denunciar o caso no Comando Geral da PM de Rosário.
O Comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), Coronel Pedro Ribeiro, pediu desculpas a família de Cláudio Rodrigues Sales. O coronel repudiou qualquer alto contrário a lei e informou que providências serão tomadas em relação ao caso.
Entenda o caso
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra três policiais militares abordando de forma violenta um grupo de pessoas em Rosário, a 70 km de São Luís (MA). Segundo a Polícia Militar (PM), a corporação foi acionada na madrugada de domingo (29) após queixa de aglomeração e perturbação de sossego em uma festa de aniversário.
Na ação, um dos frequentadores do local foi baleado por um dos PMs na perna. Os agentes foram afastados da função e a corporação disse que conduta deles será investigada.
O vídeo mostra um dos policiais alterado, dando chutes em mesas e empurrões nas pessoas presentes no aniversário. Depois, atira em um dos jovens que grava a ação. O tiro foi de bala de borracha e atingiu a perna da vítima.