A Secretaria de Saúde do Maranhão (SES) confirmou, nesta quinta-feira (20), o primeiro caso de Covid-19, no Brasil, pela variante B.1.617, do coronavírus detectada na Índia, classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma “preocupação global”.

A informação foi confirmada em entrevista coletiva pelo secretário Carlos Lula.

Segundo a SES, a cepa foi identificada em um paciente indiano, de 54 anos que chegou ao Maranhão à bordo do navio MV Shandong da Zhi e que está internado em um hospital da rede privada de São Luís na semana passada.

“Recebemos hoje a confirmação da presença da variante indiana da Covid-19, na tripulação do navio “MV SHANDONG da ZHI”. A variante B.1.617.2 foi detectada nas amostras de tripulantes positivos para Covid-19, após análise do Instituto Evandro Chagas No momento, apenas um dos tripulantes permanece internado e isolado em hospital privado. Os demais apresentam boa evolução clínica e se mantêm isolados em cabines na embarcação, que não vai atracar em solo maranhense. Vale lembrar que a equipe que atendeu a tripulação se deslocou por via aérea, foi testada antes e depois da ação e permanece em isolamento. Os demais profissionais em contato com o paciente estão sendo monitorados e testados. Informo, ainda, que já iniciamos a vacinação dos profissionais da área portuária”, destacou Carlos Lula.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.