Lançada nesta quinta-feira (1º) em São Luís a campanha “Setembro Verde” para incentivar a doação de órgãos no Maranhão e diminuir o número de rejeições em relação à doação.
Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgão, de janeiro até agora foram realizados no Estado 108 transplantes de córnea e 17 de rins. Atualmente, 959 pessoas estão na lista de espera no Maranhão. Desse número, 812 pacientes precisam de um transplante de córnea e 147 pessoas de um transplante de rins.
A coordenadora da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos na capital, Kenya Mara Santos, diz que é preciso incentivar a sociedade para a necessidade da doação de órgãos. “Então fechado o diagnóstico de morte encefálica é um momento em se falar de doação e por isso que precisamos sensibilizar toda a sociedade para que possamos aumentar o número de doações e diminuir essa fila de espera no Maranhão”, explicou.
Durante a campanha mais de 30 palestras vão ser realizadas nas unidades de Saúde e universidades para incentivar a doação de órgãos no Maranhão. Em São Luís, os transplantes são realizados no Hospital Universitário. A enfermeira Pedrolina Marinho que já é doadora reassalta irá ajudar nas palestras.
“É uma maneira de poder ajudar esses pacientes que passam durante três dias da semana, quatro horas em uma máquina de diálise. É sofrido e não tem só jovens nessas máquinas. Têm também adultos, têm crianças, têm idosos, principalmente, têm homens, mulheres. Então, a doença renal crônica, como outras doenças, ela não escolhe paciente”, finalizou a enfermeira.