Artesão, compositor, músico e cantador que foi fundador do grupo folclórico, um dos mais tradicionais do sotaque de orquestra, morreu em agosto de 2019, aos 90 anos
Brincantes do grupo folclórico estavam com os acessórios de segurança sanitária

Com cenário agradável e decoração junina, a live do Boi de Periz de Cima – Tradição de Bacabeira, realizada nessa sexta-feira (10), impressionou internautas e repercutiu na internet. O show que foi transmitido ao vivo nas redes sociais e pela TV Rosário, canal 40.1, alegrou a noite dos telespectadores e internautas com uma apresentação que se transformou num tributo à Manoel Tetéu, fundador do grupo folclórico que é um dos mais tradicionais do sotaque de orquestra do estado.

Considerado por muitos como ícone da cultura maranhense, Tetéu – como era carinhosamente chamando – foi artesão, compositor, músico e cantador. Ele morreu em agosto de 2019, aos 90 anos. Na apresentação virtual, várias toadas de sua autoria foram interpretadas pelos cantadores Paulo Roberto e Ribão D’Oludô, que também é interprete e presidente da Escola de Samba Unidos de Fátima. Entre as músicas de sucessos estavam “Athenas Brasileira” e “Urrou Meu Boi”.

A exibição on-line alcançou pessoas de diversos lugares do Maranhão e, também, de outros estados, que se juntaram à festança virtual e entraram no clima da brincadeira folclórica.

Mesmo com alguns empecilhos de conexão, devido aos problemas causados pela internet, a live contou com a participação expressiva dos internautas por meio de várias plataformas digitais. Em um dos perfis do Boi de Peri de Cima, no Facebook, por exemplo, teve mais de 10 compartilhamentos, com mais de 200 comentários e 830 visualizações.

Na próxima segunda-feira (13), a direção do grupo deverá disponibilizar o vídeo na íntegra com uma qualidade visual bem melhor, incluindo, com depoimentos de todos os convidados e personalidades que enviaram mensagens  em homenagem ao grupo.

Integrante da diretoria do Boi de Periz, Natan Ribeiro, afirmou que a grande repercussão nas redes sociais demonstra a decisão acertada da agremiação de realizar essa transmissão.

Ele também destacou que a inciativa, que contou com apoio da presidente Helena Desterro, foi uma forma de manter a tradição do São João em meio as recomendações de distanciamento social provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

“Essa foi a forma que encontramos para saciar o saudosismo das pessoas do nosso lindo São João, bem como a oportunidade de mostrar alguns trabalhos que haviam sido preparados pelo grupo folclórico e cantadores para as festas desse ano. Além disso, essa foi uma forma que a presidente Helena Desterro, buscou para manter a tradição do São João em meio as recomendações de distanciamento social provocadas pela pandemia do novo coronavírus”, assinalou.

Orquestra de ouro do Boi de Periz de Cima comandada por ‘Canário Belga’

O palco do espetáculo foi o Restaurante Serve Bem e os internautas puderam sentir um pouco da vibração sem sair de casa. Durante a live os brincantes mostraram várias colografias, idealizadas pelo vaqueiro campeador Caio. A apresentação do show virtual foi comandada pelos jornalistas Isaías Rocha e Davi Max, conhecido como o “Rei das Lives” no Maranhão.

Interação
Com a pandemia do novo coronavírus, o meio digital se tornou um palco de apresentações. Assim, o que não faltaram foram comentários saudosos da temporada junina da brincadeira que possui 40 anos de existência.

“Eita que saudade desse batalhão maravilhoso”, declarou a internauta Joyce Collins.

“Eita meu deus vontades de dançar”, escreveu Maria Ribamar, na live do Boi de Periz de Cima no Facebook.

“Parabéns a esse batalhão que mantém. Tradição do sotaque de orquestra no Maranhão”, completou Wagner Damião Ribeiro.