A realização de cirurgias eletivas no município de São José de Ribamar recomeçou na última segunda-feira (25), após um longo período de paralisação. O motivo se deu desde o dia 3 de dezembro, devido à falta de equipamentos, entre materiais hospitalares e medicamentos.
Agora, já com uma nova gestão e com o desejo de retomar as cirurgias de forma regular, a Secretaria de Saúde tem trabalhado para atender toda a comunidade ribamarense. Neste primeiro momento, com a reestruturação do local feita de forma gradativa e cautela devido ao alto índice de infecção pela Covid-19. As cirurgias acontecem nas segundas e quartas-feiras, com o número de sete cirurgias por dia.
Entre as prioridades estão a de hérnia e histerectomia. As laqueaduras estão suspensas, mas voltarão em breve para diminuir a fila de espera.
“A população estava bem carente em relação ao serviço. Já era esperada uma grande quantidade de reclamação, por isso, estamos voltando, de forma gradativa, a realização das cirurgias, pois é um compromisso nosso com o povo de São José de Ribamar”, disse o diretor do Hospital, Everton Romão.
Segundo o diretor, a intenção é colocar todo o hospital para funcionar e retornar com todos os atendimentos para atender ao público em geral. “A Covid-19 contribuiu para diminuição de 50% das cirurgias eletivas, mas estamos tentando a todo momento suprir essa necessidade, não da maneira que desejamos, que é colocar o serviço para funcionar a todo vapor”, finalizou o diretor.