A prefeita de Bacabeira Fernanda Gonçalo (PMN) e o Prefeito de Santa Rita Dr. Hilton Gonçalo (PCdoB) estão na China e participaram na última segunda-feira, da assinatura do contrato com a empresa chinesa CBSTeel para a construção de uma siderúrgica em Bacabeira.

O casal de prefeitos integram a missão maranhense à China, acompanhados do diretor da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Celso Gonçalo e do vice-governador do Estado – Carlos Brandão e comitiva.

O grupo de maranhenses estar desde a semana passada nas tratativas para aproximar ainda mais as relações entre Maranhão e China, discutindo experiências e as potencialidades de cada localidade.

A entrada da prefeita de Bacabeira nas negociações para instalação da siderúrgica, tem sido fundamental para o avanço do dialogo mantido com as famílias que moram próximo a área de construção do empreendimento, com quem Fernanda Gonçalo mantem boa relação, evitando assim, maiores conflitos.

O prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo (PCdoB) falou sobre a importância do projeto para a região. “Me surpreendeu a criatividade e a força da indústria chinesa, além da siderúrgica, estamos buscando a implantação de outros projetos voltados a questão da energia solar e tudo isso para um futuro bem próximo, que com certeza vai beneficiar e muito a população de Bacabeira, Santa Rita e de todo Maranhão”, assegurou o prefeito.

O vice-governador Carlos Brandão também falou de sua expectativa. “Temos mantido a preocupação e a cautela de observar cada passo desse projeto para o Maranhão. A expectativa de todos é a de que em breve anunciemos oficialmente este empreendimento”, explicou.

O mesmo sentimento é partilhado pelos chineses. “Ao avançarmos mais essa etapa, crescem as expectativas e contentamento. Construímos uma relação de amizade e respeito que deve culminar em uma grande realização para o Brasil e para a China”, avaliou o CEO da empresa CBSteeL, Zhang Shengsheng.

Nos próximos meses, os chineses devem retornar ao Maranhão para que ainda este ano CBSteel, Governo do Maranhão e Prefeitura de Bacabeira concretizem o projeto.