O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou, nesta sexta-feira (12), em entrevista coletiva virtual, a prorrogação por mais 7 dias das medidas restritivas por conta do aumento de casos da Covid-19 no Maranhão. Além disso, o governador anunciou novas medidas.

O decreto assinado pelo governador Flávio Dino com as medidas restritivas tem validade até o próximo domingo (14), mas com a prorrogação vai até o dia 21 de março. O novo decreto suspende por uma semana as atividades em bares e restaurantes.

Flávio Dino anunciou a criação de dois auxílios emergenciais transitórios em razão da suspensão das atividades no comércio: o auxílio emergencial cultural no valor de R$ 600 e auxílio emergencial empresarial no valor de R$ 1 mil para bares e restaurantes.

O governador revelou preocupação com a situação de colapso registrada ontem em Bacabal.”Nós vivemos um momento muito difícil. Tivemos ontem na cidade de Bacabal a dificuldade de abastecimento de oxigênio no hospital municipal e fomos demandados para ajudar. O Estado tem assumido as suas estruturas e temos assumido estruturas municipais e trazendo isso para a estrutura estadual e temos feito isso em várias cidades. No caso de Bacabal decidimos ajudar a prefeitura com oxigênio e com a transferência de pacientes para o hospital estadual e para o hospital de Lago da Pedra”, disse.

Flávio Dino disse que o consócio dos governadores do Nordeste, lioderados pelo governo da Bahia, ofertou ao Ministério da Saúde a prioridade para aquisição da vacina russa sputnik. Os governadores aguardam a sinalização do governo Federal e em caso negativo vão assumir a compra da vacina. “Aparentemente o governo Federal vai comprar a vacina Sputinik hoje, se não comprar os estados do Nordeste comprarão, inclusive o Maranhão”, afirmou.

O governador anunciou a instalação de mais um hospital de campanha no Maranhâo, além do hospital de Imperatriz que entrou em funcionamento essa semana. Ele afirmou que a sua equipe está definido a região e que o secretário de Infraestrutura, Comércio e energia, Simplício Araújo está buscando uma empresa parceira. A expectativa é de que esse novo hospital de campanha venha a funcionar dentro de 15 dias. Além da ampliação de leitos em estruturas municipais dedidas pelas prefeituras em Pedreiras, Caxias e Bacabal.

Flávio Dino anunciou que 212 cidades maranhenses alcançaram a meta de 60% de aplicação das doses e decidiu que o recebimento de novas doses a partir da próxima semana se dará agora para os municípios que alcançarem 70% de aplicação das doses. A alteração do percentual já consta no novo decreto assinado hoje.

Segundo o governador já foram realizadas 1.288 operações de fiscalizações sobre as empresas.