Tchabal expõe fragilidade política em ato de filiação ao novo partido

O que era para ser um ato grandioso, para marcar a cerimônia de filiação do presidente da Câmara de Bacabeira, vereador Elias Teixeira Lima, conhecido por Tchabal, ao Partido Socialista Brasileiro – PSB, acabou se revelando um retrato da dificuldade vivida hoje pelo chefe do legislativo para mobilizar a sua própria tropa de choque no município bacabeirense.

De acordo com fontes que participaram do evento, foi “o maior fiasco” da história de um partido na cidade. Até os próprios aliados, que geralmente adotam um tom ufanista em suas publicações, preferiram esconder as imagens para não gerar comentários negativos, nas redes sociais. Alguns dos registros que foram divulgados na internet tiveram ângulo bem fechado para mostrar um volume que não existiu. A situação só não foi pior graças aos familiares do próprio vereador que marcaram presença no ato.

Não foi por falta de aviso. Na sexta-feira (06), o editor deste blog já tinha alertado para a possibilidade de um fracasso devido ao histórico politico do parlamentar que acaba gerando desconfiança para os correligionários que ele convidou para ingressar na nova sigla. A dificuldade foi tamanha que Tchabal não conseguiu reunir nem mesmo 40 expectadores no encontro, pois na foto oficial é possível conferir a presença de apenas 39 pessoas.

LOCAL ESCOLHIDO FOI ERRO

Além da baixa adesão e o número mínimo de participantes, o que causou repercussão negativa também foi a escolha do local para realizar o ato: a Chácara do Marlon, no bairro Sapucaia, em Rosário. Ou seja, Tchabal tentou mostrar prestigio, mas desprestigiou a sua base eleitoral, o município e os próprios eleitores. Se a intenção era exibir força, o pífio evento acabou expondo sua fragilidade no meio político.

Na comunidade de Peri de Baixo, onde ele tem uma atuação politica, existem duas casas de eventos: O clube do Zé Belisca, na BR – 135; e a Helber Arena, na Rua Nova Jerusalém. Era pra ser um encontro histórico e, por isso, a expectativa era altíssima, mas os ‘organizadores’ pecaram na estratégia e na escolha do local da solenidade.

Outro fato que não passou despercebido, por exemplo, foi a ausência de um representante do Diretório Estadual da sigla que deixou a entender que o atual comando  do partido em Bacabeira não possui relação politica com os dirigentes estaduais. Esse, entretanto, é um assunto para a próxima matéria.