A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor no Maranhão (Procon-MA) divulgou nesta quinta-feira (17), em São Luís, o ranking das 10 empresas que obtiveram mais reclamações durante todo o ano de 2015.

Presidente do PROCON mostra ranking das empresas mais reclamadas em 2015 no Maranhão (Foto: Divilgação/Procon-MA)

Segundo o órgão, a Oi Fixo e a Oi Móvel foram as empresas que receberam mais reclamações, com 392 e 297 respectivamente, formalizadas junto ao Procon. Ainda conforme o Procon, esse é o segundo ano consecutivo que as duas empresas encabeçaram a lista.

De acordo com o presidente do Procon no Maranhão, Duarte Júnior, a relação é feita baseada no número de reclamações que foram consideradas procedentes, após análise técnica.

“Nós reconhecemos a redução do número de reclamações como um esforço para oferecer melhores serviços aos consumidores. Contudo, a repetição de empresas no ranking aponta a falta de sensibilidade e comprometimento com a melhoria dos serviços”, explicou.

Além da Oi, também fazem parte da lista a Tim, Sky, Caema, CCE, Bradescard, Claro Móvel, Cemar e a Caixa Econômica Federal que neste ano subiu do nono para o oitavo lugar do ranking.

Veja a lista completa:
1- Oi Fixo – 392
2- Oi Móvel – 297
3- CAEMA – 135
4- CCE – 107
5- CEMAR – 93
6- Sky – 81
7- Bradescard – 57
8- Caixa Econômica Federal – 51
9- Claro Móvel – 41
10- Tim – 40