Marcada por vitórias, trajetória de Suema Silva soma mais de 12 anos de lutas em defesa dos pescadores bacabeirenses

Dona Suema é uma das quatro lideranças da pesca na disputa por vaga na Câmara

Neste domingo, dia 15 de novembro, os cerca de 13 mil e 552 eleitores de Bacabeira, vão às urnas para escolher prefeito e vereador. Além de confrontos familiares, o pleito vai colocar em lados opostos antigos aliados de movimento sindical.

É o caso, por exemplo, do atual vereador José Benedito Pereira Torres – o Arrumadinho, filiado ao PSB, que terá entre seus 127 rivais além do irmão, o pescador José Carlos Pereira Torres – Carlos Torres (PSL), sua antiga aliada da Colônia de Pescadores Z-92, Suema da Conceição Silva e Silva – a Suema Silva (PSL).

Estreante na política, Suema tem um trajetória marcada por vitórias pra ela e seu antigo aliado. É que a nossa personagem soma mais de 12 anos de lutas em defesa dos pescadores bacabeirenses. Nesse período, foi eleita presidente da Colônia de Pescadores Z-92 por dois mandatos de presidente, que duraram oito anos. Na outra ponta, ajudou a eleger como vereador por três oportunidades seu antigo aliado na entidade que representa os pescadores, o Arrumadinho.

No pleito eleitoral deste ano, a nossa personagem resolveu ousar mais uma vez e com o anseio de quem tem sede de mudança decidiu concorrer ao mandato de vereadora da cidade pela primeira vez.

“Eu trabalhei na Colônia de Pescadores durante 12 anos e tive dois mandatos de presidente que duraram oito anos, mas está com três anos que me afastei e graças a Deus estou sempre em contato com os pescadores, conheço e sei onde cada um mora, e estamos nessa luta, vou visitar cada um deles e nunca perdi o contato deles”, destacou.

Dona Suema conta que a vontade de representar o povo aliada ao seu caráter e perseverança, a fizeram ainda mais incansável. Esses mesmos ideais ela espera levar para o parlamento, caso venha lograr êxito na disputa do próximo dia 15 de novembro.

Com pulso forte e coração imenso vem ganhando espaço no cenário político bacabeirense e consegue se sobressair por sua atuação maciça e ações concretas como militante das causas dos pescadores. Sendo assim uma representante engajada com as questões da cidade e como ela mesmo defende, “não costuma fazer promessa de campanha, mas assume compromisso com o povo”.

QUEM É ELA?
Mãe de três filhos, Suema da Conceição Silva e Silva, nasceu em 24 de novembro de 1975, em Rosário. Seus pais Antônio do Espírito Santo Silva e Maria Benedita Pinheiro Silva, que também nasceram em Peri de Baixo.

Ela trabalhou na Colônia de Pescadores durante doze anos e teve dois mandatos de presidente, que duraram oito anos. Há três anos está afastada da entntidade, mas sempre mantém contato com os pescadores, conhece e sabe onde cada um mora. Diz que está sempre na luta por eles, visitando cada um e buscando sempre resolver alguns de seus problemas.

JOGO RÁPIDO

Isaías: A senhora sempre morou em Peri de Baixo?

Suema: Sempre, nasci e fui criada aqui. Fiz ensino médio aqui também.

Isaías: Quantos filhos você tem?

Suema: Tenho 3 filhos.

Isaías: Qual sua história na Colônia dos Pescadores?

Suema: Eu trabalhei na colônia de pescadores durante doze anos e tive dois mandatos de presidente, que duraram oito anos, está com três anos que me afastei, mas graças a Deus estou sempre em contato com os pescadores, conheço e sei onde cada um mora, e estamos nessa luta, vou visitar cada um deles e nunca perdi o contato deles.

Isaías: E qual seu lema de campanha?

Suema: Trabalhar em prol dos pescadores, da saúde, da segurança e da educação.

Isaías: Como chegou a conclusão de sair candidata a vereadora?

Suema: Bem, eu agradeço muito a Deus pela oportunidade que me deu, já trabalhei com política, mas nunca foi para mim, como todos sabem em Bacabeira. Tive esse propósito, e o partido do PSL me procurou, e eu já tinha essa vontade de ser candidata a vereadora, e graças a Deus com essa oportunidade que ele me deu junto deles, resolvi me candidatar.

Isaías: Quem fez esse convite?

Suema: Foi Dineide, Ducarmo e Capitão Lucas.

Isaías: A senhora tem contato com a prefeita Fernanda Gonçalo? Já conversou com ela?

Suema: Tenho sim, conversei com ela, porém não foi pessoalmente. Estive apenas em reuniões, mas não tive oportunidade de conversar pessoalmente com ela.

Isaías: O que acha da gestão dela em relação aos antecessores?

Suema: Maravilhosa. Muito boa mesmo, pois estamos em Bacabeira há vinte e cinco anos nessa luta por eleição, mas o mandato dela disparou mesmo, graças a Deus. No primeiro mandato, eu não estive com ela, mas nesse estaremos juntas.

Isaías: A senhora acredita na reeleição dela?

Suema:  Acredito com toda certeza.

Isaías: Como a senhora se considera?

Suema: Humilde, prestativa e essencial.

Isaías: As pessoas lhe procuram por ser assim?

Suema: Sim, as pessoas dizem que sou muito prestativa, sorridente e carismática.

Isaías: Qual foi o momento mais difícil que passou na sua vida?

Suema: A perda da minha avó, o nome dela era Antônia Maria Serra, ela morava em Peri de Baixo também, ela era como uma mãe pra mim, tanto que eu a chamava de mãe, fiquei muito triste e isso abalou toda a família.

Isaías: Qual o momento mais feliz da sua vida?

Suema: Ter os meus filhos, ter os meus netos, que atualmente são dois, ter a família maravilhosa que tenho graças a Deus, e estar nessa luta, junto com meus amigos e junto da Prefeita.

Isaías:  Tem algum projeto pessoal que gostaria de realizar?

Suema: Sim, minha proposta se eu ganhar como vereadora é fazer um porto de Peri de Baixo, no Campo de Periz, um porto onde os pescadores se deslocam para pescar. Conheço o campo e meu esposo é pescador e sabe como é também.